UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

DA PRANCHETA À PISTA

País se torna pólo de desenvolvimento; Chevrolet Meriva, VW Polo Sedan e Ford EcoSport são exemplos

Jovens designers despontam no Brasil

Fernando Moraes/Folha Imagem
José Carlos Pavone desenha nos estúdios da VW


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

""Minority Report" ou "Mad Max'? Como será o Golf em 2053?" As perguntas são o tema do já tradicional concurso de design da Volkswagen, mas levam a uma outra interrogação: quem são os projetistas que estão começando hoje, mas vão determinar o que roda nas ruas no futuro?
Além disso há uma outra curiosidade: o Brasil está se tornando um pólo de desenvolvimento de veículos. Eles são criados aqui para atender mercados semelhantes, como Argentina, Venezuela, China e África do Sul. En- tre os mais recentes lançamentos, são genuinamente nacionais Chevrolet Meriva, Volkswagen Polo Sedan e Ford EcoSport.
A Fiat só agora resolveu investir pesado nessa área -o projeto nacional do Palio foi refeito pelo italiano Giorgetto Giugiaro em 2000. Até 2006, o montante chegará a R$ 400 milhões na sua unidade de Betim (MG). Segundo a empresa, sem depender da Europa, o país poderá dar respostas mais rápidas às exigências do mercado local.
Para chefiar a experiência, "importou" o alemão Peter Fassbender, 38, criador do Stilo. O centro -o primeiro fora da Itália- foi inaugurado oficialmente em setembro e conta com nove desenhistas. "Em dois anos, queremos ter 15 designers, todos brasileiros", revela Fassbender.
Apesar de o país ter talentos, ele faz críticas. Na sua opinião, as montadoras não sabem usar linhas modernas, e os professores universitários têm pouca experiência. "Ajudaria se os brasileiros que estão no exterior voltassem."

Desenho à brasileira
"A tendência é fazer veículos para o mercado nacional", diz Daniel Nozaki, designer da Ford que participou da reestilização do Ka. Segundo pesquisas da empresa, o consumidor queria uma nova traseira, que permaneceu inalterada para o comprador europeu.
Na opinião de Raul Pires, projetista da Bentley, as montadoras buscam mostrar sua marca a cada lançamento. "O grupo Volkswagen é dono da Bentley, da Audi, da Skoda e da Volkswagen [entre outras marcas". E é muito importante que cada uma delas tenha sua identidade", afirma.

Próximo Texto: "Plataforma não limita a criação"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.