UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

ESPORTE

Reportagem acompanha a equipe Renault em SP

Cem pessoas se atropelam nos boxes durante um treino de F-1

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em todo Grande Prêmio de Fórmula 1, a atenção fica voltada para os pilotos. Mas, sem o apoio do box de cada escuderia, eles pouco fariam. Em Interlagos, a Folha acompanhou a movimentação no da Mild Seven Renault F1 Team, mas o "circo" é o mesmo que está hoje no Grande Prêmio de San Marino, em Imola (Itália).
São cerca de cem pessoas que se "atropelam". Os carros vêm regulados da França com base na corrida do ano passado, mas, se o tempo está diferente, é preciso ajustá-los para a condição atual. E lembre-se de que são três carros: o de Jarno Trulli, o de Fernando Alonso e o de Allan McNish, escocês que é o piloto de testes.
Antes de entrar no cockpit do R23 -como é batizado o carro da Renault-, Trulli, 28, se alonga e recebe uma massagem. Alonso, 21, faz cara de sério. Ninguém pode falar com eles a não ser o engenheiro responsável pelo bólido.
O clima era tenso porque, em instantes, os pilotos sairiam para o treino classificatório da sexta-feira. No GP anterior, em Sepang (Malásia), o jovem espanhol tinha conquistado a pole position. Era como se ele tivesse a obrigação de repetir a façanha no Brasil.
Enquanto os carros estão na pista, os mecânicos ficam de olho numa tela, que mostra o R23 correndo. Ninguém fala nada e só se ouve o barulho dos motores -seja daqueles que estão na pista, seja das acelerações que acontecem nos boxes vizinhos.
Atrás da oficina, computadores mostram o comportamento dos motores e do chassi. Os dados são transmitidos, via satélite, para Paris. Bem ao lado ficam cozinha e refeitório. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)

Texto Anterior: Focus Sedan automático é para gente madura e sem pressa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.