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Adaptações vão de R$ 300 a R$ 5.000; montadoras mantêm garantia original
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Encomendar a adaptação direto na concessionária ou mandar o carro para uma das empresas fabricantes dos equipamentos essenciais? A dúvida é
freqüente e, na verdade, não há
uma resposta única.
O serviço mais em conta sai,
em média, por R$ 300 -trata-se da inversão do pedal de freio.
Mas o valor pode alcançar os
R$ 5.000: só uma central de comandos elétricos, espécie de
controle remoto para acionar
faróis, buzina, lâmpadas e limpadores, custa R$ 3.200.
"Nas concessionárias, fica
30% mais caro que aqui", estima Mônica Lupatin Cavenaghi,
diretora comercial da Cavenaghi, que detém cerca de 70% do
mercado de adaptações.
Mas ela justifica o valor mais
alto: "Quando a Volkswagen
chancela o equipamento, o
cliente tem uma garantia mais
abrangente. É como um toca-CD original do carro. Quando
dá um problema, não vai para a
assistência técnica, vai para a
concessionária", argumenta.
Mas a economia só é válida
para a VW, única montadora
que recebe na própria fábrica o
automóvel adaptado. Ela confere todas as mudanças antes
de liberar o carro para uma
concessionária.
"As outras montadoras preferem a parceria com as empresas adaptadoras, passando para
elas a responsabilidade pela assistência técnica", explica Renato Baccarelli, diretor comercial da Technobras, que representa no Brasil a italiana Guidosimplex, a maior empresa do
setor no mundo.
Segundo ele, o gasto extra de
30% só é válido nas cidades onde não há representante da
adaptadora -a Technobras
tem 35 postos autorizados em
todo o Brasil; a Cavenaghi, 40.
"Aí ele compra um modelo
VW, é mais garantido. Mas o
volume de vendas de carros
adaptados da montadora é pequeno. Os maiores clientes da
Cavenaghi e da Technobras são
a Honda e a Toyota", explica
Bacarelli. Ele lembra que a Fiat
e a Renault também homologam os modificados, o que
mantém a garantia original.
A cooperativa Hand Drive é
outra empresa que atua no segmento. "Apesar de termos convênio com concessionárias de
todas as marcas, tenho certeza
que instalar o equipamento diretamente conosco sai mais barato. É a mesma diferença que
você paga, por exemplo, para
colocar um insulfilm na concessionária ou no ponto-de-venda do fabricante da película", compara Geraldo Cardoso,
sócio-gerente da Hand Drive.
As empresas usam a Reatech
para exibir novas adaptações. A
Cavenaghi lançará o acelerador
de mão CMC Comfort, de R$
1.890. Ele aproveita a força da
gravidade para que a aceleração
seja para baixo -o sistema tradicional exige que o motorista
puxe o acelerador.
Sem preço ainda definido, a
embreagem eletrônica da
Technobras dá ao carro mais
agilidade em ladeiras.
Revenda
O mercado aquecido levou à
abertura da Grand Special,
multimarcas com papel de
Poupatempo: reúne loja da Cavenaghi, corretora de seguros e
auto-escola, entre outros.
ONDE ENCONTRAR
Grand Special: 0/xx/11/3841-2000
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