São Paulo, domingo, 20 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIRA-DÚVIDAS

Saiba quanto "custa" ligar seu ar-condicionado

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A regra da casa também vale para o carro. Nestes tempos em que tanto se fala de racionamento, vale lembrar que o ar-condicionado é um dos equipamentos que mais consomem energia (no caso do automóvel, combustível).
Mas há vários outros reflexos. O mais evidente é a perda de desempenho. De acordo com especialistas consultados pela reportagem, o uso do aparelho faz com que o consumo de combustível aumente de 3% a 10%, enquanto a perda de potência ultrapassa os 8%.
Francisco Ciccone, dono da oficina Molto Freddo, afirma que a queda na performance ocorre porque equipar o carro com ar-condicionado significa a instalação de um compressor, um condensador e um evaporador.
Segundo teste Folha-Mauá, um Palio Young 1.0 com o ar desligado acelera até 100 km/h em 35,45s. Com o ar ligado, leva 41,74s (fica 17,7% mais lento). (LUÍS SOUZA)


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Panorâmica - Tecnologia: Caminhões nos EUA devem ter sensor de colisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.