UOL


São Paulo, domingo, 20 de julho de 2003

Próximo Texto | Índice

COMPARATIVO

Teste Folha-Mauá mostra Mille pouco gastador, mas com problema de freio; Celta é moderno, Gol tem espaço

'Popular' oscila entre economia e segurança

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A compra do primeiro zero-quilômetro para quem tem dinheiro contado e vai atrás das versões mais básicas exige uma escolha difícil: economia ou segurança.
A Folha e o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) testaram os três "populares" de menor preço e mais vendidos no país -Chevrolet Celta, Volkswagen Gol e Fiat Mille. Definir qual é o melhor depende do perfil do comprador: cada um tem defeitos e vantagens, considerando itens como preço, segurança e desempenho.
Se a preocupação for a economia, de longe o Mille é a melhor opção. É o mais barato -custa R$ 14.790- e o mais econômico, com média de 13,60 km/l na cidade e 18,60 km/l na estrada.
Também é a melhor opção para quem prioriza desempenho. Apesar de ser o menos potente, foi o mais rápido para chegar aos 100 km/h -é o mais leve entre os três.
Mas, para quem se preocupa com segurança, não é o Mille que se destaca, e sim o Celta. Nas provas de frenagem, partes dos pneus do carro da Fiat foram "comidas".
Segundo Clovis Teruo Matsumoto, um dos responsáveis pelo teste, várias frenagens seguidas elevam a probabilidade de travar no mesmo ponto, aumentando o desgaste. Além disso, ressalva, houve um recapeamento, o que deixa o asfalto mais abrasivo.
A Fiat diz que está analisando os pneus com a Goodyear e deve divulgar um laudo em um mês. "Tecnicamente, o fato não tem nada a ver com [o sistema de] frenagem. O problema foi do pneu, e o mais provável é que, antes do teste, ele tenha tomado uma pancada que comprometeu sua lona", afirma Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat. Segundo ele, 10 mil Unos são produzidos mensalmente, e esse tipo de problema nunca foi verificado.
O Celta foi o melhor na frenagem, precisando de menos espaço para parar do que os concorrentes. Ele também reflete a modernidade de ter sido o último a ser lançado -chegou no final de 2000, enquanto o Mille já tem quase 20 anos de estrada.
Como opcional, oferece conta-giros (parte da versão Super). Também é o único com hodômetro parcial: ele, o total, o relógio e o marcador de combustível são digitais. Outra exclusividade é a cor metalizada, que custa quase o mesmo que a metálica do Gol.
O modelo da VW foi o que menos se destacou. O que tem a oferecer é espaço interno e capacidade de carga. É o único a ter direção hidráulica como opcional, mas foi o mais lento no teste: precisou de 16s para alcançar 100 km/h.
Com o maior torque (força), apresenta as melhores retomadas na cidade, apesar de ser o mais pesado dos três veículos testados.


Próximo Texto: Cartas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.