São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2006

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Pelo mesmo preço, Fiesta ganha motor flexível

Custando R$ 29.320, compacto da Ford agora oferece 73 cv com álcool e herda tecnologia do 1.6

DA REDAÇÃO

Mais um "popular" ganhou motor bicombustível. A Ford, a primeira montadora a mostrar um protótipo que rodasse com álcool, gasolina ou os dois misturados, agora lança o Fiesta 1.0 Flex. Não houve alteração no preço. O hatchback continua custando R$ 29.320, e o sedã, R$ 31.390.
Tido como um dos propulsores flexíveis mais modernos, o 1.6 da Ford passou suas qualidades ao 1.0. Há controle eletrônico de temperatura, oferecendo estabilidade térmica para o motor girar em qualquer proporção do combustível.
A taxa de compressão também subiu. No motor a gasolina, era de 9,8:1 e foi para 12,8:1, gerando mais torque (força). Com gasolina, ele é de 9,1 kgfm, e sobe para 9,3 kgfm com álcool. Antes eram 8,9 kgfm.
A potência também subiu. Se antes eram 66 cv (cavalos), agora são 71 cv. O combustível vegetal oferece 73 cv a 6.000 rpm. Tantos números fazem o Fiesta chegar a 100 km/h em 21,82s quando abastecido com o derivado do petróleo e em 17,90s com álcool, aponta o teste feito pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia.
O Fiesta 1.0 Flex chega a um mercado que já comercializa as versões bicombustíveis de Renault Clio, Chevrolet Corsa, Volkswagen Fox e Gol e Fiat Palio -além de Chevrolet Celta e Fiat Mille, que, mais baratos, não enfrentam o Fiesta.
Segundo a Ford, pesquisas mostravam que a preferência era que o 1.6 fosse flexível, não o 1.0. Como havia uma limitação fabril, o motor maior foi priorizado e lançado em 2004.
O Fiesta só não é mais caro que Palio (R$ 29.880) e Fox (R$ 29.746). Como o preço é fundamental para o sucesso de vendas, o Gol 1.0 mostra o porquê é o mais vendido: sai por R$ 25.305. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


O Fiesta foi cedido para teste pela Ford

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