São Paulo, domingo, 21 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peças & acessórios

Gol chega ao 5º recall e não tem peça para reparo da roda

Revendas não recebem rolamento; VW diz que são "problemas pontuais"

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Novo Gol é recordista em vendas -e também em número de recalls. Está no quinto, apesar de a Volkswagen considerar que um deles, o da troca de óleo do motor 1.0, seja apenas uma "campanha Oficina Ativa".
Proprietários, porém, não conseguem agendar o recall para checagem da lubrificação do rolamento das rodas traseiras.
Quando soube que o seu Gol 1.6 Power havia sido convocado, o analista de vendas Ricardo Izumi tentou agendar o serviço. "A Brasilwagen e a Toriba nem sequer deram uma posição de quando o carro poderia ser atendido", conta.
À Folha, a Brasilwagen disse que já havia feito o pedido para a fábrica, mas a rede não estava recebendo as peças.
"Orientamos os clientes a ligar toda semana. Quando avisam que a roda traseira faz barulho, pedimos para não rodarem porque há risco de a roda cair", informa a atendente, que preferiu não ser identificada.
A Toriba informou que estava sem os rolamentos desde o final de fevereiro. Só recebeu as peças na última quinta-feira. Comentou que só tem disponibilidade para fazer o serviço a partir de 7 de abril e que a demanda está maior do que o poder de entrega da fábrica.
Procurada pela Folha, a Volkswagen afirmou que a "eventual impossibilidade de um atendimento imediato pode estar relacionada a casos pontuais". Também informa que "a rede de concessionárias VW está preparada para atender as convocações realizadas".
Já a campanha Oficina Ativa, que chegou a ser alvo de reclamações de clientes, está normalizada, de acordo com revendedores da Volkswagen.
A campanha começou em outubro do ano passado para trocar o óleo de cerca de 400 mil Gol, Voyage e Fox com motores 1.0. O agendamento é feito pelo telefone 0800-195775. Esses problemas levaram a VW, em 2009, a liderar o ranking de reclamações do Procon-SP. Há 34 registros, sendo 26 casos de veículos com defeitos. Destes, só sete foram solucionados.

Nissan
Donos de picapes Frontier, fabricadas de agosto de 2008 a fevereiro de 2010, devem comparecer às concessionárias para inspeção da junção da coluna com a caixa de direção.
De acordo com a Nissan, a peça pode se soltar e causar a perda de controle do veículo.
Informações: 0800-0111090.

Suzuki
A Suzuki convoca os proprietários das motos AN125 Burgman, anos 2008 e 2009, para substituição da tampa do tanque de combustível, que pode vazar. O agendamento é feito pelo 0800-7078020.


Colaborou RICARDO RIBEIRO


Texto Anterior: Compactos: Etios Hatch e sedã serão feitos em sorocaba a partir de 2012
Próximo Texto: Fiat começa recall; Toyota é investigada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.