|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TENTAÇÃO PERIGOSA
Tecnologia tenta salvar, mas só motorista pode se proteger
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O piloto Ingo Hoffmann
falou com a Folha enquanto
dirigia seu carro -mas, como fez questão de esclarecer, sem nem sequer tirar as
mãos do volante.
Tudo isso graças ao equipamento computadorizado
de seu BMW X5, que permite, por comando de voz, buscar um contato na agenda telefônica e ordenar a ligação,
que entra no sistema de som.
"Há diversos equipamentos que buscam conciliar a
tecnologia à segurança, evitando que o motorista se disperse enquanto dirige", afirma Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat.
A montadora lançou, em
2007, o Blue & Me. Desenvolvido com a Microsoft e
disponível no Punto, o sistema, além de permitir receber
e fazer chamadas via comando de voz, também lê para o
motorista as mensagens de
texto recebidas no celular.
No porta-luvas, uma entrada
USB permite ao motorista
introduzir um pendrive com
músicas MP3 -selecionadas
para tocar também via voz.
Já a Volvo criou o Driver
Alert Control, que, utilizando-se de uma câmera instalada no espelho interno, de
sensores e de uma unidade
de controle -que medem a
distância entre o carro e as
faixas da pista-, alerta o motorista quando seu nível de
distração ou fadiga atinge o
limite.
Fabio Racy, da Abramet,
acredita que toda inovação
em relação à segurança é
bem-vinda. Mas diz que a
única estratégia 100% eficaz
é a consciência do motorista.
"Como proibir alguém de falar ao celular ou de não comer ou beber no carro? A fiscalização é muito difícil, quase impossível. Somente a
consciência pode evitar esse
tipo de problema."
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Jetta luta em segmento ressurgente Índice
|