São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

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TENTAÇÃO PERIGOSA

Tecnologia tenta salvar, mas só motorista pode se proteger

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O piloto Ingo Hoffmann falou com a Folha enquanto dirigia seu carro -mas, como fez questão de esclarecer, sem nem sequer tirar as mãos do volante.
Tudo isso graças ao equipamento computadorizado de seu BMW X5, que permite, por comando de voz, buscar um contato na agenda telefônica e ordenar a ligação, que entra no sistema de som.
"Há diversos equipamentos que buscam conciliar a tecnologia à segurança, evitando que o motorista se disperse enquanto dirige", afirma Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat.
A montadora lançou, em 2007, o Blue & Me. Desenvolvido com a Microsoft e disponível no Punto, o sistema, além de permitir receber e fazer chamadas via comando de voz, também lê para o motorista as mensagens de texto recebidas no celular. No porta-luvas, uma entrada USB permite ao motorista introduzir um pendrive com músicas MP3 -selecionadas para tocar também via voz.
Já a Volvo criou o Driver Alert Control, que, utilizando-se de uma câmera instalada no espelho interno, de sensores e de uma unidade de controle -que medem a distância entre o carro e as faixas da pista-, alerta o motorista quando seu nível de distração ou fadiga atinge o limite.
Fabio Racy, da Abramet, acredita que toda inovação em relação à segurança é bem-vinda. Mas diz que a única estratégia 100% eficaz é a consciência do motorista. "Como proibir alguém de falar ao celular ou de não comer ou beber no carro? A fiscalização é muito difícil, quase impossível. Somente a consciência pode evitar esse tipo de problema."


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