São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Levantamento da Fenabrave mostra que fabricantes de motos e tratores atendem melhor do que os de carros

Comércio critica serviço de montadoras

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Fabricantes de motos, caminhões, tratores e máquinas agrícolas são mais bem avaliadas por seus revendedores do que as montadoras de carros e comerciais leves. A constatação é de pesquisa da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), divulgada nesta semana, sobre a satisfação de concessionárias de 27 marcas em atividade no país.
O levantamento avaliou itens como comunicação das lojas com as montadoras, serviços de pós-venda e adequação dos produtos à demanda dos clientes. Embora voltado para revendedores, as queixas e eventuais melhorias se refletem também nos consumidores finais, avalia Hugo Maia, presidente da Fenabrave.
Em primeiro, ficou a divisão de motocicletas da Honda, seguida da Volkswagen Caminhões. A Citroën é a terceira no ranking geral e a montadora que obteve a melhor colocação entre as 12 avaliadas no segmento de carros e comercias leves. Dessas, seis ocuparam as piores posições.
A Kia ficou na última colocação. "A pesquisa não reflete a relação que temos com a montadora", discorda Jefferson Fürstenau, presidente da Assokia (associação dos distribuidores Kia). Fürstenau argumenta que, no caso da marca, a avaliação negativa reflete problemas enfrentados com o mercado de importados.
"A pior avaliação no setor de carros é um sintoma da queda nas vendas e da maior competição", explica Maia. A pesquisa, feita no segundo semestre de 2003, foi respondida por 15% das 4.801 associadas à Fenabrave.


Texto Anterior: Ficha técnica: Citroën Xsara Picasso
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.