São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

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CARTAS

Deslize na propaganda
"A propaganda do Celta afirma que ele é o veículo 1.4 mais potente já fabricado no Brasil. Só que a General Motors se esqueceu do Uno Turbo, também fabricado no Brasil, com motor 1.4 de 8 válvulas e 118 cv de potência. A propaganda não fala em veículo em produção ou atualmente fabricado, apenas em veículo."
Álvaro Antunes (Curitiba, PR)

Resposta - A General Motors diz que o Celta é, entre os veículos em produção no Brasil, o modelo equipado com motor 1.4 de 8 válvulas aspirado mais potente do mercado, oferecendo 85 cavalos. Segundo a GM, não é prático, nesse tipo de propaganda, entrar em detalhes técnicos.
 

Sem bônus do cartão GM
"Após estar de acordo com o preço de um Astra Sedan 1.8, disse à revenda que utilizaria, para completar o pagamento, R$ 390 de bônus do cartão The GM Card. Para minha surpresa, fui informado de que não poderia usá-lo, pois deveria ter avisado antes da conclusão do negócio. Procurei a General Motors, que me pediu para contatar a central do cartão, que, por sua vez, solicitou que resolvesse na concessionária. Liguei três vezes e passei a nota fiscal por fax. Disseram que não me atenderiam, pois o pedido chegou após a emissão da nota fiscal."
Luís Marcos Manfrin (Novo Horizonte, SP)

Resposta - A General Motors disse que o GM Card avaliará o caso com a administradora do cartão, BankBoston.
 
Consumo da Picasso
"Em 25 de abril, Veículos publicou testes de consumo indicando que a Picasso faz 9,5 km/l na cidade. Gostaria de saber como realizar essa mágica, já que a minha faz 6,7 km/l. Na revisão de 24 meses, chamei a atenção para o fato, e nada mudou."
Luiz Carlos de Souza (São Paulo, SP)

Resposta - O Instituto Mauá de Tecnologia, que faz os testes da Folha, disse que.as medições de consumo de combustível realizadas em trajetos urbanos e rodoviários têm como referência normas específicas nacionais e internacionais. O percurso utilizado foi padronizado pelo instituto para poder comparar os veículos testados. A medição é feita com equipamento para esse tipo de aplicação, e o veículo passa antes por um "check-up".
Segundo o IMT, a divergência de consumo pode ocorrer por diversos motivos: diferença de percurso (muito trânsito, por exemplo); deslocamento só em trajetos curtos (com veículo frio); utilização de pressão incorreta nos pneus; tipo de condução; manutenção periódica do veículo e qualidade do combustível.

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