São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

ESPECIAL USADOS

Motoristas têm receio da revenda, diz pesquisa

Preços altos e lentidão no serviço espantam clientes das autorizadas

Só 16% fazem revisão na autorizada, mesmo com o risco de perder a garantia; montadoras oferecem desconto

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A segurança na qualidade do serviço e o preço do conserto fazem com que 74% dos motoristas brasileiros prefiram levar o veículo ao seu mecânico de confiança.
É o que aponta pesquisa do Grupo Interprofissional Automotivo do Brasil, encomendada pelo GMA (Grupo de Manutenção Automotiva). O estudo revela ainda que 16% dos motoristas não fazem a revisão nas concessionárias, mesmo correndo o risco de perder a garantia.
Segundo o coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento, a maioria não tem o hábito de fazer manutenção preventiva por falta de informação e por não ler o manual.
"Com as novas inspeções veiculares, os motoristas devem começar a se preocupar mais com o carro", prevê.
O estudo ainda indica que 48% dos carros feitos antes de 2005 recebem manutenção preventiva, mas o índice cai com a idade do veículo.
Essa frota com mais de cinco anos é estimada em 20 milhões de veículos (63% do total). A média é de quatro visitas à oficina por ano, levando a uma despesa de R$ 828.

PREÇO COMPETITIVO
As montadoras, porém, querem atrair o cliente para a rede de concessionárias.
"Criamos o "box" rápido, para serviços básicos, como troca da pastilha de freio e da paleta do limpador de para-brisa. Assim, o cliente não precisa mais deixar o carro na autorizada o dia todo", afirma Joaquim Arruda Pereira, gerente da Ford.
O preço da troca de uma peça na autorizada é competitivo e tem a vantagem de usar produtos homologados pela fábrica, diz ele. Outra estratégia das montadoras para concorrer com as oficinas é oferecer preço fixo nas primeiras revisões.
(ROSANGELA MOURA)

Texto Anterior: Mille reina entre os carros com motor 1.0
Próximo Texto: Retoques valorizam o carro na venda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.