São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Próximo Texto | Índice

Motor mais potente dá a vitória ao modelo produzido pela Ford
F-250 X Silverado

Greg Sallibian/Folha Imagem
Com potência de 180 cv, a picape Ford F-250 (esq.) bateu a Silverado (168 cv) em aceleração, retomada, consumo e nível de ruído


GUSTAVO HENRIQUE RUFFO
da Reportagem Local

Em um duelo de picapes grandes, o item força é determinante para nomear um vencedor. A lógica prevaleceu no teste da Folha e do Instituto Mauá de Tecnologia entre a Ford F-250 e a Chevrolet Silverado DLX, picapes turbinadas e movidas a diesel.
A representante da Ford, com potência de 180 cv, bateu com facilidade a da Chevrolet (168 cv) em itens como aceleração, retomada, consumo e nível de ruído.
A Silverado superou a F-250 em frenagem e foi muito melhor em um quesito não aferido, mas que conta pontos na hora da compra: o preço. Ela é vendida por R$ 47.342, R$ 6.428 a menos que a F-250.
Essa quantia é suficiente para comprar um carro usado, como um Gol CL 93 ou um Uno CS 95.

Vocação
É evidente que a grande vocação das duas picapes é o trabalho pesado, mas cada uma tenta disfarçar esse talento à sua maneira, como se isso fosse vergonhoso.
A Silverado dispõe de um câmbio e de uma direção tão macios que parecem pertencer a um carro de passeio. A primeira marcha não dá os mesmos trancos que a da concorrente, mas o turbo entra em ação com muita força, a cerca de 2.000 rotações por minuto (rpm).
O turbo no motor que equipa a picape da Ford está mais bem regulado. Os trancos que sua primeira marcha dá se devem ao ajuste para cargas pesadas, função que a publicidade e o departamento comercial da Ford tentam negar.
A propaganda da picape é voltada prioritariamente para que ela seja vista como um carro de passeio. Prova disso é que não é oferecida uma versão Super Duty, capaz de carregar até 1.520 kg.
As versões da picape equipadas com esse propulsor são voltadas para o uso pessoal, uma distorção importada dos EUA. Essa utilização não se enquadra no perfil de picapes grandes. O porte delas é perigoso e desajeitado na cidade.
A Ford reconhece o problema do porte, mas o usa para vender mais F-250. Exemplo é o uso de personagens bíblicos no mote da campanha: "Lembra de Davi e Golias? Chegou a hora da revanche". Em tempos de esforço por menos violência no trânsito, pegou mal.


Próximo Texto: Ajustes dão mais força à picape F-250
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.