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COMPARATIVO
Carros têm motores idênticos
Ajustes dão mais força à picape F-250
da Reportagem Local
A diferença no
desempenho
surpreende
quando se pensa
que os motores
da F-250 e da Silverado vêm do
mesmo lugar
(MWM) e têm cilindrada (na casa
dos 4.200 cc) e configuração (seis
cilindros em linha) idênticas.
A explicação está em ajustes diferenciados. Eles rendem ao motor
empregado na F-250 12 cv e cerca
de 8 kgfm de torque (força) a mais.
No que diz respeito ao torque, é algo como um motor 1.0 a mais, uma
diferença aparentemente pequena,
mas sempre uma vantagem.
Para ir de 0 a 100 km/h, a picape
da Ford leva 13,06 s, tempo comparável ao de carros de passeio. A Silverado atinge a mesma velocidade,
partindo do repouso, em 13,77 s.
Andando a 60 km/h, a F-250 demora 15,16 s para atingir 120 km/h,
tempo que a picape da Chevrolet
(17,72 s) extrapola em 2,56 s nas
mesmas condições. A superioridade da picape da Ford se repete em
todas as situações de retomada. A
diferença chega a cinco segundos.
Banho
No único item em que leva a melhor, a Silverado dá um banho na
F-250. Para parar completamente,
partindo de uma velocidade de 100
km/h, ela gasta 68,6m. A picape da
Ford leva 77,5 m, arrastando-se
por 8,9 m a mais.
A 80 km/h, a diferença entre as
duas aumenta para 10,8 m. Enquanto a Silverado pára em 42,9 m,
a F-250 usa 53,7 m.
Ambas oferecem freios ABS (antitravamento) nas rodas traseiras,
o que é alardeado como grande
vantagem, quando, na verdade, se
trata de um item essencial de segurança. Sem o equipamento, as rodas poderiam travar, e as picapes
tenderiam a girar ou capotar.
Com ABS apenas nas traseiras,
essa tendência desaparece, mas o
objetivo inicial do sistema, de garantir a dirigibilidade, não é alcançado. As rodas dianteiras, sem o
equipamento, travam.
Para o uso urbano dessas gigantes, mais vantagem seria ABS nas
quatro rodas. O sistema é oferecido nas duas como item opcional.
Para evitar que a F-250 fosse considerada barulhenta, a Ford chegou ao ponto de utilizar um material especial no cárter para abafar o
barulho do motor. Surtiu efeito.
A Silverado parece um caminhão
quando confrontada com a oponente. A 100 km/h, enquanto a F-250 emite 75 decibéis (dB), a picape da Chevrolet produz 90 dB, algo
como um liquidificador ligado. A
exposição a esse nível de ruído pode causar danos à audição.
O interior de ambas as picapes é
confortável. O da F-250 parece
mais amplo, impressão reforçada
pelo desenho das portas.
Em quilos, a capacidade de carga
da Silverado é maior que a da F-250, mas o volume que sua caçamba comporta é mais de 300 litros
menor, algo como o porta-malas
de um Corsa cinco portas. O estepe, instalado na caçamba, contribui para diminuir o espaço.
(GHR)
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