São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
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COMPARATIVO
Carros têm motores idênticos
Ajustes dão mais força à picape F-250

da Reportagem Local

A diferença no desempenho surpreende quando se pensa que os motores da F-250 e da Silverado vêm do mesmo lugar (MWM) e têm cilindrada (na casa dos 4.200 cc) e configuração (seis cilindros em linha) idênticas.
A explicação está em ajustes diferenciados. Eles rendem ao motor empregado na F-250 12 cv e cerca de 8 kgfm de torque (força) a mais. No que diz respeito ao torque, é algo como um motor 1.0 a mais, uma diferença aparentemente pequena, mas sempre uma vantagem.
Para ir de 0 a 100 km/h, a picape da Ford leva 13,06 s, tempo comparável ao de carros de passeio. A Silverado atinge a mesma velocidade, partindo do repouso, em 13,77 s.
Andando a 60 km/h, a F-250 demora 15,16 s para atingir 120 km/h, tempo que a picape da Chevrolet (17,72 s) extrapola em 2,56 s nas mesmas condições. A superioridade da picape da Ford se repete em todas as situações de retomada. A diferença chega a cinco segundos.

Banho
No único item em que leva a melhor, a Silverado dá um banho na F-250. Para parar completamente, partindo de uma velocidade de 100 km/h, ela gasta 68,6m. A picape da Ford leva 77,5 m, arrastando-se por 8,9 m a mais.
A 80 km/h, a diferença entre as duas aumenta para 10,8 m. Enquanto a Silverado pára em 42,9 m, a F-250 usa 53,7 m.
Ambas oferecem freios ABS (antitravamento) nas rodas traseiras, o que é alardeado como grande vantagem, quando, na verdade, se trata de um item essencial de segurança. Sem o equipamento, as rodas poderiam travar, e as picapes tenderiam a girar ou capotar.
Com ABS apenas nas traseiras, essa tendência desaparece, mas o objetivo inicial do sistema, de garantir a dirigibilidade, não é alcançado. As rodas dianteiras, sem o equipamento, travam.
Para o uso urbano dessas gigantes, mais vantagem seria ABS nas quatro rodas. O sistema é oferecido nas duas como item opcional.
Para evitar que a F-250 fosse considerada barulhenta, a Ford chegou ao ponto de utilizar um material especial no cárter para abafar o barulho do motor. Surtiu efeito.
A Silverado parece um caminhão quando confrontada com a oponente. A 100 km/h, enquanto a F-250 emite 75 decibéis (dB), a picape da Chevrolet produz 90 dB, algo como um liquidificador ligado. A exposição a esse nível de ruído pode causar danos à audição.
O interior de ambas as picapes é confortável. O da F-250 parece mais amplo, impressão reforçada pelo desenho das portas.
Em quilos, a capacidade de carga da Silverado é maior que a da F-250, mas o volume que sua caçamba comporta é mais de 300 litros menor, algo como o porta-malas de um Corsa cinco portas. O estepe, instalado na caçamba, contribui para diminuir o espaço. (GHR)



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