São Paulo, domingo, 24 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO
O LX470, utilitário esportivo da marca japonesa, custa US$ 55 mil nos EUA e é macio como um sedã de luxo
"Off-road' da Lexus enfrenta lama com classe

do "USA Today"

A Lexus finalmente produziu um utilitário esportivo digno do nome. O LX470, ano 1998, com preço inicial de cerca de US$ 55 mil nos Estados Unidos, é tão macio quanto um sedã de luxo.
O utilitário esportivo Lexus anterior, o LX450, era um dinossauro: grosseiro, de juntas duras, lembrava um caminhão. Afinal, era pouco mais do que um Toyota Land Cruiser enfeitado.
O recém-lançado LX470 possui componentes em comum com o Land Cruiser, seu "irmão" mais barato, mas foi projetado para ser mais luxuoso.
O Lexus possui acessórios que não estão disponíveis no Toyota. Sua suspensão aguenta qualquer tranco. Ar-condicionado extra refresca os passageiros de trás, que, presume-se, devem transpirar em abundância no Toyota.
Além disso, há os espantosos instrumentos fluorescentes do Lexus. O veículo tem painel em madeira nobre, garantia mais longa e uma aparência que lembra os sedãs Lexus GS300/400.
Enquanto o LX450 não valia US$ 10 mil a mais do que o Land Cruiser, o LX470 não apenas faz jus a seu preço, mas até parece ser barato. Um utilitário esportivo Lincoln é vendido por US$ 48 mil, e um GMC chega a US$ 44 mil.
Os carros foram testados no meio de chuvisco e de neve misturada com chuva.
A maioria dos motoristas dificilmente encontrará obstáculos suficientemente sérios, mesmo quando estão no mato, para testar a afirmação da Lexus de que o LX470 é o máximo em termos de "off-road" (fora-de-estrada).
Chuva forte e estradinhas lamacentas não o incomodaram em nada. Tampouco uma sequência difícil de lombadas, cascalho e curvas fechadas.
O motor 4.7 V8, redesenhado, moveu o LX470 muito bem. E garantiu potência suficiente para ultrapassagens em estradas.
A tração permanente nas quatro rodas em nenhum momento causou preocupação ao motorista, garantindo tranquilidade na travessia de riachos, em trechos enlameados e em ruas pavimentadas.
Mais importante de tudo é o fato de que, quando você dirige o LX470, tem aquela gostosa sensação de ser alguém especial.


Tradução de Clara Allain



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.