São Paulo, domingo, 24 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema 4ETS garante a tração

da Redação

O principal diferencial do Classe M frente à concorrência é o sistema 4ETS. Na prática, possibilita tração (força) a pelo menos uma das rodas, em qualquer situação.
Por meio de um sensor eletrônico, o 4ETS detecta a perda de aderência em uma roda e transfere a força a outra com maior aderência. Assim, o torque estará disponível em três, duas ou apenas uma das rodas. Em pisos impraticáveis, o jipão vai patinar até que uma roda transmita a força necessária para movimentar o carro.
O dispositivo 4ETS funciona em conjunto com o sistema antitravamento ABS, com acionamento voltado para pisos com lama.
Para trechos mais difíceis, oferece opção de marcha reduzida (low range), com acionamento por meio de um botão no painel.
A marcha reduzida praticamente dobra a força de tração em baixas velocidades, evitando atolamento ou deslizamento em ladeiras de até 60 com lama.
O grande espaço entre os eixos (2,80 m) aumenta o interior da cabine, mas, em trechos acidentados, faz com que o fundo do carro bata contra o chão.
Já o design arredondado oferece uma vantagem imperceptível à maioria dos motoristas. Segundo a Mercedes, o Classe M é o jipão com melhor penetração aerodinâmica, o que melhora a performance e reduz o consumo.
A Mercedes lança em agosto o M 230 (US$ 77 mil). Até o fim do ano, chega o M 430 V8, o mais potente da família. (MTL)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.