|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Sistema 4ETS garante a tração
da Redação
O principal diferencial do Classe
M frente à concorrência é o sistema 4ETS. Na prática, possibilita
tração (força) a pelo menos uma
das rodas, em qualquer situação.
Por meio de um sensor eletrônico, o 4ETS detecta a perda de aderência em uma roda e transfere a
força a outra com maior aderência. Assim, o torque estará disponível em três, duas ou apenas uma
das rodas. Em pisos impraticáveis,
o jipão vai patinar até que uma roda transmita a força necessária para movimentar o carro.
O dispositivo 4ETS funciona em
conjunto com o sistema antitravamento ABS, com acionamento
voltado para pisos com lama.
Para trechos mais difíceis, oferece opção de marcha reduzida (low
range), com acionamento por
meio de um botão no painel.
A marcha reduzida praticamente dobra a força de tração em baixas velocidades, evitando atolamento ou deslizamento em ladeiras de até 60 com lama.
O grande espaço entre os eixos
(2,80 m) aumenta o interior da cabine, mas, em trechos acidentados, faz com que o fundo do carro
bata contra o chão.
Já o design arredondado oferece
uma vantagem imperceptível à
maioria dos motoristas. Segundo
a Mercedes, o Classe M é o jipão
com melhor penetração aerodinâmica, o que melhora a performance e reduz o consumo.
A Mercedes lança em agosto o M
230 (US$ 77 mil). Até o fim do
ano, chega o M 430 V8, o mais potente da família.
(MTL)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|