São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2009

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Reduza a velocidade nos buracos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em dia de chuva, um buraco novo surge a cada sete quilômetros de via asfaltada, que, somado aos antigos, transformam um pequeno percurso urbano em uma verdadeira trilha "off-road".
Talvez esteja aí a explicação para o fenômeno de vendas dos modelos "aventureiros", geralmente equipados com suspensão reforçada e pneus de perfil alto.
Mas eles não estão livre dos buracos. "Todo tipo de carro sofre com os impactos. A sensação de conforto que eles passam aos ocupantes é o que diferencia um do outro", diz o engenheiro Eliel Bartels, da DPaschoal.
Como nem sempre dá para desviar das depressões, o melhor é transpô-las na menor velocidade possível.
Mas nunca pise bruscamente no freio antes de atravessar um buraco, pois a frente do carro abaixa, e a suspensão fica sem poder de absorção de impactos.
Passar com as rodas travadas também piora a situação, aumentando o risco de rasgar o flanco do pneu e amassar a roda do carro.
Cuidado também com os buracos encobertos por água. Eles podem esconder verdadeiras crateras.


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