|
Texto Anterior | Índice
Reduza a velocidade nos buracos
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Em dia de chuva, um buraco novo surge a cada sete quilômetros de via asfaltada,
que, somado aos antigos,
transformam um pequeno
percurso urbano em uma
verdadeira trilha "off-road".
Talvez esteja aí a explicação para o fenômeno de vendas dos modelos "aventureiros", geralmente equipados
com suspensão reforçada e
pneus de perfil alto.
Mas eles não estão livre
dos buracos. "Todo tipo de
carro sofre com os impactos.
A sensação de conforto que
eles passam aos ocupantes é
o que diferencia um do outro", diz o engenheiro Eliel
Bartels, da DPaschoal.
Como nem sempre dá para
desviar das depressões, o
melhor é transpô-las na menor velocidade possível.
Mas nunca pise bruscamente no freio antes de atravessar um buraco, pois a
frente do carro abaixa, e a
suspensão fica sem poder de
absorção de impactos.
Passar com as rodas travadas também piora a situação,
aumentando o risco de rasgar o flanco do pneu e amassar a roda do carro.
Cuidado também com os
buracos encobertos por
água. Eles podem esconder
verdadeiras crateras.
Texto Anterior: Peças & acessórios: Suspensão e pneu sofrem com buracos nas estradas Índice
|