São Paulo, domingo, 25 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chevrolet e Citroën trazem itens como bancos adicionais e ar traseiro

Zafira e Picasso lideram comodidade

DA REDAÇÃO

Provavelmente o que mais interessa aos compradores típicos de minivans não é exatamente o desempenho, mas o espaço e a comodidade. Há muitos empates nesses quesitos entre as três concorrentes, porque os equipamentos de conveniência são similares: mesinhas tipo avião para os passageiros de trás, porta-objetos espalhados até em fundos falsos e computador de bordo.
A Scénic perde nas alternativas de comodidade: a versão Privilège com câmbio manual não oferece bancos ou volante com acabamento em couro e não apresenta diferenciais, como as outras duas.
Uma vantagem da Zafira são os dois bancos adicionais, que ficam totalmente rebaixados no porta-malas (sem ocupar espaço quando não são usados), o que permite levar sete passageiros. Ela ainda tem controle de velocidade de cruzeiro ("piloto automático").
Na Picasso, o destaque fica para o ar-condicionado traseiro independente (não é só um receptor do ar da frente) e para o sensor de estacionamento (apita quando a traseira chega perto de um obstáculo, o que ajuda nas balizas).

Concorrência
De acordo com os números divulgados pelas montadoras, a Picasso tem o maior porta-malas: 2.128 litros (considerando todos os bancos rebaixados, menos o do motorista). A Scénic tem capacidade máxima de 1.800 litros, e a Zafira, de 1.700 litros.
Nos últimos três meses, ganhou novos contornos a disputa pelo mercado de minivans. Duas das três principais concorrentes apresentaram novidades: a Zafira (a última do segmento em vendas em 2003, com 10.329 unidades) tem, desde o mês passado, uma versão bicombustível e automática -é o primeiro automóvel nacional com essa configuração.
Um pouco antes, em fevereiro, a Picasso 2.0 (segunda posição, com 11.171 vendidas em 2003) ganhou potência, com 20 cv (cavalos) a mais, indo de 118 cv para 138 cv. A líder de vendas Renault Scénic (12.953 unidades em 2003) não recebeu alterações no motor.

Consumo
O teste Folha-Mauá mostra que a Scénic, além de mais ágil, é também a mais econômica. No uso urbano, ela atinge 10,4 km/l. Na estrada, bate em 15,2 km/l. A Zafira é a mais gastadora: na cidade, faz 8,1 km/l (gasolina) ou 6,4 km/l (álcool), enquanto, na estrada, percorre 12,7 km/l (gasolina) ou 9,3 km/l (álcool).
A Picasso faz 9,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Uma curiosidade: apesar dos 20 cv a mais, a Citroën não ganhou quase nada em aceleração e até perdeu em retomadas, em comparação com teste de 2001.
Ela fazia de 0 a 100 km/h em 10,89s. Agora faz em 10,87s. A retomada de 80 a 120 km/h consumia 11,71s. Agora, são 12,12s.
A Citroën diz que o ganho foi de velocidade e economia. A máxima passou de 203 km/h para 212 km/h, e o carro está gastando em média 15% menos. (APF)


Texto Anterior: Famosas aprovam tecnologia, mas atacam detalhes
Próximo Texto: Médios: Com a mesma cara, Astra vira bicombustível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.