São Paulo, Domingo, 26 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ford sofre com a falta de produtos

do enviado especial a Taubaté

Na inauguração da fábrica de motores Zetec RoCam em Taubaté, o presidente da Ford, Antônio Maciel Neto, disse querer levar a marca a uma participação no país semelhante à ostentada por ela no mercado mundial (pouco mais de 15%).
A fabricação dos novos motores e a chegada, até o final de 2001, do novo carro da marca, batizado de projeto Amazon, seriam os primeiros sinais de sua recuperação. Mas a Ford enfrenta problemas graves, que parece não querer corrigir: linha incompleta e rede de assistência técnica ruim.
Entre as quatro maiores montadoras do país, a Ford é a que apresenta o menor número de opções ao consumidor e tem o maior número de reclamações na seção "Cartas" (leia na pág. 6).
Se por um lado ela é a única a produzir um modelo subcompacto (o Ka), não há uma família derivada do Fiesta, seu carro pequeno, como a do Fiat Palio, do VW Gol e do Chevrolet Corsa.
Seus carros médio-pequeno e médio-grande, o Escort e o Mondeo, são importados, o que assusta o consumidor devido ao preço de suas peças de reposição.
Apesar de estar em quarto lugar em vendas no país, a Ford tem 41 consumidores que recorreram à Folha para solucionar problemas com seus carros.
Isso representa 23,7% das cartas e 30,4% das reclamações publicadas. A Ford recebeu 46,4% mais reclamações que as segundas colocadas, Fiat e GM. (GHR)


Texto Anterior: Estratégia: Focus já é testado em estradas brasileiras
Próximo Texto: Com motor Zetec RoCam, Fiesta melhora a fama dos "populares"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.