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São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2003

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CARTAS

Palio sem garantia
"Como programado pela Fiat, levei meu Palio EX para fazer a revisão dos 20 mil quilômetros. Logo que cheguei à revenda, avisaram que eu teria de pagar R$ 185 pela revisão e que seria bom fazer alinhamento e balanceamento, por mais R$ 69. Um curto-circuito na máquina do limpador de pára-brisa o impedia de funcionar. O serviço ficaria em R$ 427,77. Também foi detectada ferrugem no escapamento (R$ 286,16). Notaram ainda outros problemas, e o meu orçamento foi de R$ 1.741,25." Carlos Eduardo da Costa (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat disse que o veículo foi analisado pela Itavema e não foi constatada falha do produto. Segundo a montadora, o cliente foi contatado para esclarecer o atendimento solicitado.

Réplica - O leitor disse à Folha que a Fiat avisou que ele precisa pagar pelo conserto, mesmo o carro tendo apenas um ano.

Ranger sem reposição
"Notei um barulho no teto de minha Ranger XLT 2002 e constatei que vinha da lente da luz de cortesia. As duas garras que a sustentam estavam quebradas. Levei o carro à Disbauto para revisão dos 30 mil quilômetros e indaguei sobre a possibilidade da substituição da lente sem ônus, mas alegaram que a peça não se enquadrava na garantia. A Ford deu a mesma resposta." José Leite de Oliveira Filho (Itaí, SP)

Resposta - A Ford informou que o veículo está no distribuidor Disbauto, com o acompanhamento da fábrica.

Barra de direção com defeito
"A barra de direção do meu Polo quebrou quando estava a 20 km/h. Em seguida, o carro foi enviado a uma revenda de Pindamonhangaba para que fosse feito o reparo. Fui informado de que a barra e a caixa de direção foram enviadas à fábrica para uma perícia. Em novo contato telefônico, soube que o conserto não havia sido realizado por falta do conjunto no estoque." Alipio Ribeiro Maria Neto (São Paulo, SP)

Resposta - A Volkswagen disse que ficou constatado que o inconveniente ocorreu em função de ação de agente externo, não apresentando falha de fabricação ou de material. Segundo a VW, a gerência técnica da Dokar informou que, após as correções realizadas, o veículo foi entregue ao cliente em condições normais.

Celta continua com defeito
"Na edição de 15 de junho, a GM respondeu a uma carta que enviei sobre meu Celta. A fábrica informou que substituiria o conjunto completo da transmissão por não encontrar o motivo dos ruídos em meu carro. Realmente, foi o que fizeram. Após a troca, o ruído ainda estava lá. Voltei à revenda, que fez o rodízio dos pneus para diminuir o barulho. Como não melhorou, disseram que teria de me acostumar. Notei que os pneus dianteiros estão com desgaste acentuado na parte interna." José Olavo da Silva Pinto (São Lourenço, MG)

Resposta - A GM disse que a revenda, após análise, concluiu que o ruído observado está dentro das características normais. A montadora comentou que o cliente não aceita esta condição e será agendada nova vistoria.



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