São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

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Engenheiros expõem tecnologia do futuro

Congresso SAE Brasil mostra itens de conforto e conveniência que equiparão os carros nos próximos anos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A engenharia e a indústria automotiva nem sempre andam juntas. A competição, porém, encurtou a linha do tempo. Entre as novidades apresentadas no Congresso SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), em São Paulo, na semana passada, algumas farão, em breve, parte de sua vida.
Já no final do próximo ano chegará às lojas o primeiro carro de passeio nacional com câmbio automatizado, revela o diretor-técnico da Magneti Marelli, Gino Montanari.
O "Free Choice" converte o câmbio manual em automático. O sistema é acoplado a uma caixa de câmbio mecânica e, por meio de um comando eletrônico, faz a troca de marchas, tanto no modo automático quanto no manual (câmbio seqüencial). Não há embreagem.
No Brasil, a tecnologia está presente em versões da van Sprinter, da Mercedes-Benz. "O sistema é compatível com carros pequenos de baixa cilindrada -inclusive 1.0 litro- e não rouba potência", afirma Montanari. De acordo com ele, a economia de combustível com o câmbio automatizado é de até 10%, se comparado a um câmbio manual convencional.
O impacto no preço do carro dependerá da estratégia da montadora, diz Montanari. "O custo é inferior ao do câmbio automático, mas acrescenta valor ao mecânico." O "Free Choice" virá de fábrica e não estará disponível como acessório.
Outra novidade da Magneti Marelli são os faróis com lâmpadas de LEDs (Luz Emitida por Diodo). Mais comum na iluminação interna dos carros, a tecnologia foi empregada pela primeira vez em um carro de série, o Audi R8, apresentado em setembro, no Salão de Paris.
O fabricante diz que, comparado aos sistemas convencionais (com lâmpadas de halogênio), o LED tem custo maior mas vida útil prolongada. Dura tanto quanto o próprio carro.
Outra estréia no evento, o "Start Stop", da Bosch, desliga o motor se o carro fica parado em marcha lenta por um longo período, religando-o quando os pedais são acionados. A redução no consumo de combustível seria de 15%.
Dentre os itens novos mostrados no congresso, os navegadores portáteis por GPS ("Global Positioning System") e os celulares que transmitem dados sem fio são alguns dos que estão disponíveis no mercado.
(DEISE DE OLIVEIRA)


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