São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2008

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peças & acessórios

Anda-e-pára aumenta risco de aquecimento

Carro malconservado pode arruinar viagem; revisão sai por R$ 200

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Não é a primeira vez que isso acontece comigo." A frase é do vendedor Roberto da Silva, flagrado na subida da rodovia dos Imigrantes enchendo o reservatório de água do sistema de arrefecimento do seu Volkswagen Gol 2001.
Ele, que tentava esfriar a temperatura do carro, é apenas um dos muitos motoristas que tiveram o carro enguiçado por problemas de superaquecimento, pane elétrica ou falta de combustível. É o que aponta a Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes.
O número de ocorrências com veículos parados no acostamento por problemas mecânicos aumentou em 2007.
No feriado de Ano Novo, foram registrados 2.857 atendimentos, 30,3% a mais do que no mesmo período do ano anterior, quando foram socorridos 2.192 carros que iam da Baixada Santista para São Paulo.
O eletricista Nilton Bonfim, que tem um Gol 2002, precisou chamar o guincho da seguradora para chegar em casa.
Bonfim conta que o carro ferveu. "Abri o capô e verifiquei que o nível de água estava normal. Mesmo assim, o carro não funcionava e tive de chamar o guincho para socorrê-lo."

Mangueira
O mecânico César Garcia Samos, da oficina Mecânica do Gato, afirma que o sistema de arrefecimento precisa ser abastecido com uma mistura de água e aditivo à base de etilenoglicol para evitar a fervura.
"Complete a água do radiador uma vez por semana e, se o líquido estiver caindo constantemente, procure uma oficina especializada para checar se há vazamento no sistema."
Samos também indica a verificação das conexões de borracha e das mangueiras, que podem estar ressecadas ou rachadas. Barulho excessivo no motor pode ser sinal de desgaste do rolamento interno da bomba d'água ou da ventoinha, que são fundamentais para a perfeita refrigeração do motor.
Além disso, o mecânico aconselha a checagem de outros itens como pneus, freios, direção, suspensão e níveis de óleo e de água. A revisão custa, em média, R$ 200 e pode variar de acordo com o carro.


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