|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Câmbio robotizado dá sobrevida ao Stilo
Quarto hatch médio mais vendido, Fiat foi último a ter transmissão automática; custa a partir de R$ 53.760
DA REPORTAGEM LOCAL
A Fiat diz estar satisfeita com
os 16% de participação do Stilo
entre os hatchs médios, mas assume que ele precisava mudar.
Era o único concorrente de
um segmento exigente que não
oferecia transmissão automática. Na verdade, o câmbio Dualogic da Fiat nem é automático,
e sim automatizado.
Ele usa as engrenagens do
câmbio manual e uma central
eletrônica que troca as marchas sozinho ou de forma seqüencial. Isso elimina o pedal
de embreagem.
O princípio é o mesmo da
Chevrolet Meriva Easytronic
lançada em novembro, mas o
Dualogic é mais rápido e dá menos tranco. Segundo a Fiat, as
trocas são feitas em 130 milisegundos, quase um terço do
tempo das da Chevrolet.
"A Meriva usa um sistema
elétrico e o Stilo, um eletroidráulico, que é mais rápido",
diz Eduardo Campos, gerente
comercial da Magneti Marelli,
que fabrica o Dualogic.
Campos conta que o câmbio
pode ser adaptado para outros
carros da Fiat que ainda usam o
motor 1.8 da GM, como Punto e
Palio Weekend. Basta calibrar
o software para o peso do carro.
O Dualogic não é rápido como os automatizados de Ferrari e BMW, mas custa a metade
dos automáticos normais.
No Stilo, o novo câmbio custa
R$ 2.500 e leva a versão 1.8 Flex
a R$ 53.760. A Sporting sai por
R$ 61.930 e traz, entre outros,
ar-condicionado automático,
rodas de aro 17 e teto solar panorâmico.
(FABIANO SEVERO)
O carro foi cedido para avaliação pela Fiat
Texto Anterior: Cartas Próximo Texto: Peças & acessórios: Anda-e-pára aumenta risco de aquecimento Índice
|