São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2008

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Câmbio robotizado dá sobrevida ao Stilo

Quarto hatch médio mais vendido, Fiat foi último a ter transmissão automática; custa a partir de R$ 53.760

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fiat diz estar satisfeita com os 16% de participação do Stilo entre os hatchs médios, mas assume que ele precisava mudar.
Era o único concorrente de um segmento exigente que não oferecia transmissão automática. Na verdade, o câmbio Dualogic da Fiat nem é automático, e sim automatizado.
Ele usa as engrenagens do câmbio manual e uma central eletrônica que troca as marchas sozinho ou de forma seqüencial. Isso elimina o pedal de embreagem.
O princípio é o mesmo da Chevrolet Meriva Easytronic lançada em novembro, mas o Dualogic é mais rápido e dá menos tranco. Segundo a Fiat, as trocas são feitas em 130 milisegundos, quase um terço do tempo das da Chevrolet.
"A Meriva usa um sistema elétrico e o Stilo, um eletroidráulico, que é mais rápido", diz Eduardo Campos, gerente comercial da Magneti Marelli, que fabrica o Dualogic.
Campos conta que o câmbio pode ser adaptado para outros carros da Fiat que ainda usam o motor 1.8 da GM, como Punto e Palio Weekend. Basta calibrar o software para o peso do carro.
O Dualogic não é rápido como os automatizados de Ferrari e BMW, mas custa a metade dos automáticos normais.
No Stilo, o novo câmbio custa R$ 2.500 e leva a versão 1.8 Flex a R$ 53.760. A Sporting sai por R$ 61.930 e traz, entre outros, ar-condicionado automático, rodas de aro 17 e teto solar panorâmico. (FABIANO SEVERO)


O carro foi cedido para avaliação pela Fiat


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