São Paulo, domingo, 27 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEDÃS

Modelo, com opção bicombustível e câmbio automático, terá cartão eletrônico no lugar da chave para dar a partida

Renault vai fazer novo Mégane no Brasil

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A competição no mercado de sedãs médios ficará mais acirrada em 2005 com a chegada da próxima geração do Renault Mégane. A empresa confirmou informação dada pela Folha em 2001: vai produzir o veículo no Brasil a partir do segundo semestre do ano que vem. E uma das novidades é a opção de motor bicombustível.
O Mégane II terá disponível câmbio automático e duas variações de motor, 1.6 e 2.0, ambos com 16 válvulas. A empresa ainda não decidiu qual deles será bicombustível. Uma versão a diesel será fabricada para exportação.
"Queremos que o carro alcance 10% do mercado de sedãs médios", afirma Alain Tissier, diretor de planejamento da Renault Mercosul. Comparado ao modelo atual, projetado em 1994, o novo carro tem linhas mais arredondadas e perfil do capô mais baixo.
Por dentro, o painel foi remodelado e ganhou desenho mais envolvente. Na parte tecnológica, os engenheiros franceses mudaram a suspensão e substituíram a chave por um cartão eletrônico.
A versão hatch do Mégane II, que causou sensação na Europa pelo desenho pouco convencional, não está nos planos da filial brasileira. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) produzirá 20 mil unidades do carro por ano, destinadas também ao Mercosul.

Mercado
O novo modelo tentará abocanhar uma fatia do mercado que tem hoje o Toyota Corolla (R$ 44.698, versão mais barata) como campeão de vendas, seguido pelo Honda Civic (R$ 47.915).
A Renault não tem estimativa de preço do novo modelo, mas o atual, com motor 2.0 16V, custa R$ 45.520 -na Europa, o Mégane II 1.6 começa em 17.750. Chevrolet Astra (R$ 44.180) e Ford Focus Sedan (R$ 43.150) completam a lista dos concorrentes diretos.
Quando o Mégane II for lançado, vai disputar também com o Nissan Sentra, que chega em outubro. O Renault compartilha plataforma com a nova Scénic e com a próxima geração do Sentra, o que aumenta as chances de esses modelos serem feitos no Paraná.
As versões hatch e sedã do Mégane atual, que vêm da Argentina, continuarão sendo vendidas.


Texto Anterior: Férias sobre rodas: Conforto para enfrentar o asfalto sai caro
Próximo Texto: Monovolume: Classe A europeu deixa o brasileiro para trás
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.