São Paulo, domingo, 27 de setembro de 1998

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LANÇAMENTO
Carro já está em produção em São Caetano do Sul, com duas portas e motor 1.8 e 2.0; o preço estimado é R$ 22 mil
Astra brasileiro puxa ao irmão Vectra

Greg Sallibian/Folha Imagem
Linhas do carro são parecidas com as do Vectra; veículo está em produção em São Caetano do Sul (SP), e substitui o Kadet, lançado no Brasil em 1989


HENRIQUE SKUJIS
Editor interino de Veículos

Apesar de ter muito do que se orgulhar em relação ao seu novo irmão menor, o Chevrolet Vectra também tem lá seus motivos para se envergonhar.
O novo Astra, já com nacionalidade brasileira, começa a ser vendido em outubro e substitui de vez, e com sobra, o Kadett -o último foi produzido dia 16 de setembro.
O carro traz traços similares aos do primogênito. Mas, com linhas mais robustas, não tem nem o glamour nem a personalidade inerentes ao Vectra.
Na rua, há quem diga que ele mistura riscos do BMW Compact e do Audi A3. Mas, de uma maneira geral, esteticamente o novo carro da Chevrolet não traz muitos diferenciais e, mesmo sendo novidade, não chama muito a atenção.

Interior
Do lado de dentro, acontece fenômeno parecido. O Astra é moderno, mas se preocupa menos com a aparência do que seu irmão e traz um acabamento mais simples, apesar de muito bem-feito.
A porta é parecida com a do recém-extinto Kadett: linhas retas e abuso no uso de plástico.
Os retrovisores externos estão longe de ter o desenho dos do Vectra e até se parecem com os do Kadett. Por outro lado, oferecem uma visão muito melhor.
O painel também não inova. É simples, mas bonito, completo e com os comandos à mão. O único instrumento que destoa é a tela do computador de bordo -opcional.
O banco traseiro traz espaço limitado para a cabeça, que é atrapalhada devido à curvatura da carroceria. Quem tiver mais de 1,80 m de altura terá de dobrar o pescoço. Pernas e pés viajam com conforto.

Equipamentos
O Astra brasileiro, que demandou investimentos de US$ 300 milhões, será disponível em duas versões: GL, apenas com motor 1.8 (potência de 110 cv), e GLS, só com motor 2.0, de 112 cv.
O preço será divulgado hoje, durante a apresentação oficial do carro à imprensa, no Uruguai.
Segundo alguns concessionários, a versão GL vai custar cerca de R$ 22 mil. É um preço superior ao da versão GL do Escort (R$ 19,8 mil), que traz motor 1.8 16V de 115 cv.
O Astra GL não é dos mais equipados: vem com rodas de aço (e não de liga leve) e com retrovisores pretos (não da cor da carroceria).
E traz apenas direção hidráulica, ar-quente, desembaçador do vidro traseiro e abertura das portas à distância -pouco para um carro desse nível.
Trio elétrico, ar-condicionado, freios ABS e airbag são itens opcionais. O Escort tem pacote de equipamento similar.
Já a versão GLS, com motor 2.0, que deve custar a partir dos R$ 24,5 mil, é mais generosa.




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