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Desempenho agrada, mas não empolga
da Redação
No desempenho, o Astra GLS
também "puxa" ao Vectra. Seu
motor 2.0 de oito válvulas e 112 cv
não oferece grandes emoções ao
motorista que gosta de acelerar,
mas é muito agradável de ser conduzido, principalmente na cidade.
Durante o teste feito pela Folha e
pelo Instituto Mauá de Tecnologia,
o carro da Chevrolet obteve marcas compatíveis com sua proposta.
Para ir de 0 a 100 km/h, precisou
de 10,61 segundos. Os concorrentes franceses Peugeot 306 Passion
(112 cv), Renault Mégane RXE (115
cv) e Citroën Xsara (112 cv), precisaram 10,3, 10,54 e 11,72 segundos,
respectivamente. O Ford Escort
(115 cv), usou 10,58 segundos.
Na maioria das demais aferições,
o Astra também ficou dentro da
média da concorrência.
Um destaque do carro é sua suspensão extremamente eficiente
nas ruas esburacadas e em curvas.
Posição ideal
É muito fácil encontrar a posição
ideal para dirigir o Astra. O volante
também oferece empunhadura
perfeita. A condução ainda é ajudada pelo câmbio, que tem engates
precisos e fáceis.
Contra o Astra pesam as visibilidades traseira, atrapalhada pelo vidro pequeno, e lateral, prejudicada
pela larga coluna C.
O porta-malas de 370 litros só é
maior que o do Mégane (348 litros)
-entre os concorrentes. O do Escort tem 455 litros.
O Astra tem um importante diferencial de segurança em relação à
concorrência. Apesar de só ter airbag como opcional (no 306 e no
Xsara, é item de série), o carro conta com pedais desarmáveis em caso de impacto frontal para proteger pés e pernas do motorista.
As portas são pesadas para serem
abertas, mas, para serem fechadas,
contam com um sistema inteligente que abre temporariamente cinco centímetros do vidro para reduzir a pressão interna.
Segunda geração
Com a produção do Astra, a fábrica brasileira da Chevrolet pula
uma geração no segmento dos carros médios. Do Kadett, lançado
aqui em 89, vai direto para a segunda geração do Astra.
A primeira geração chegou a ser
importada em 95, mas não teve
boa aceitação e logo deixou de ser
comercializada.
(HS)
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