São Paulo, domingo, 27 de setembro de 1998

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CARTAS

"Comprei um Palio EDX, em agosto, na concessionária Milano. Ao retirar o carro, percebi que o mesmo apresentava riscos no pára-lama. Solicitei a troca.
Depois de muitas conversas e telefonemas, fui informado de que o problema fora sanado.
Retornei à revenda e notei riscos na porta. Solicitei a presença do gerente, que se recusou a me atender.
Um funcionário levou o carro à oficina e disse que um outro polimento eliminaria as marcas.
Quando ele voltou, percebi que a pintura da porta fora retocada."
Wagner Constantino Martins (São Paulo, SP)

Resposta
A Fiat disse que a concessionária Milano efetuou a entrega do veículo ao cliente, com os problemas resolvidos, em 3 de setembro.

Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que o carro foi entregue depois de 30 dias e com a pintura retocada. O leitor se mostrou insatisfeito e comentou que nunca mais compra carro Fiat.

"Com a instalação de um kit turbo em um Ka, quanto aumentaria a potência e a velocidade final? Quero saber ainda o valor de mercado e a velocidade máxima de uma motocicleta CB 400, ano 81."
Maurício Comar Faria (São Paulo, SP)

Resposta
Com a instalação de um kit turbo com 0,5 kg de pressão, em um Ford Ka, se obtém cerca de 40% a mais de potência no motor, e consequentemente maior desempenho nas acelerações.
A velocidade, segundo o preparador Gilberto Perrella, pode chegar a 170 km/h.
Uma motocicleta CB 400 atinge velocidade final de 158 km/h e seu valor de mercado é de aproximadamente R$ 2.800.

"Comprei um Tipo 1.6, em fevereiro de 97, na revenda Atri. O carro está com 25.500 km rodados e apresentou um problema de engate das marchas.
Questionei o defeito em uma peça tão sofisticada e em um veículo com baixa quilometragem. Pedi que a fábrica realizasse os reparos necessários, mesmo estando fora do período de garantia. Mas o pedido foi negado."
Maurício Avancini (Ribeirão Preto, SP)

Resposta
Segundo a Fiat, em análises realizadas pela concessionária Atri, ficou evidenciado que os inconvenientes apresentados no veículo decorrem de desgastes normais em função do uso, sendo negada ao cliente a realização dos reparos em garantia.

"Comprei um Polo Classic, em julho, na concessionária Sanave. Com alguns dias de uso, não foi possível dar partida. Precisei chamar um guincho para levá-lo até à revenda, onde se encontra até hoje.
Foi constatado que o defeito está no módulo de injeção eletrônica. Acontece que a revenda não tem a peça e não tem previsão de entrega por parte da montadora.
Tentei, por diversas vezes, contatar o responsável pelo escritório regional da montadora e não consegui. É lamentavel esse tipo de tratamento com o cliente."
Francisco Marcelo Oliveira Tavares (Salvador, BA)

Resposta
A Volkswagen disse que o assunto foi solucionado e o veículo entregue ao cliente em condições normais de uso.

O leitor disse à Folha que o seu veículo foi consertado somente depois de um mês de espera pelo componente.


Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.




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