São Paulo, domingo, 27 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIRA-TEIMAS

Kit de primeiros socorros será obrigatório só no ano que vem

da Reportagem Local

Ao contrário do que vem sendo pregado em sinais de trânsito e postos de abastecimento por toda a cidade, o kit de primeiros socorros ainda não é obrigatório. Será só a partir do dia 1º de janeiro de 1999.
Alguns vendedores ambulantes e frentistas, aproveitando-se da falta de informação dos motoristas, tentam vendê-lo dizendo que ele já é exigido por lei.
Não bastasse isso, alguns desses kits vêm incompletos ou com materiais que não atendem às exigências do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o que equivale a não ter o equipamento no carro.
Na compra do kit, é recomendável verificar imediatamente o que ele contém, ainda mais se ele for adquirido na rua ou de alguém que não possa mais ser localizado.
Kits prontos também não são uma exigência legal. Quem tiver todo o material em casa ou quiser comprá-lo pode montar um deles por conta própria.
Essa, porém, talvez não seja a alternativa mais barata. Há entidades assistenciais e grandes redes de lojas vendendo kits por preços que variam de R$ 10 a R$ 30, em média.
Donos de carros zero-quilômetro comprados em 1999 têm uma preocupação a menos. A partir de 1º de janeiro do ano que vem, todas as montadoras e importadoras de carros serão obrigadas a fornecer o kit com seus carros novos.
Como a lei, até lá, ainda pode ser alterada, é melhor esperar e ter certeza de que os itens serão realmente esses, sem pressa. Há bastante tempo para isso. (GHR)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.