São Paulo, domingo, 27 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVIDADE
Modelo será o primeiro a utilizar o Night Vision, sistema do Exército norte-americano na Guerra do Golfo
Cadillac terá visão noturna no ano 2000

LUÍS PEREZ
da Reportagem Local

A tecnologia usada por militares durante missões em noites escuras, na Guerra do Golfo (1991), agora vai equipar um carro de passeio, o famoso Cadillac.
O carro da GM, provavelmente o modelo DeVille, será o primeiro veículo do tipo a adotar o sistema Night Vision, que deve estar disponível a partir do ano 2000.
O dispositivo ajuda o motorista a detectar situações perigosas à noite, quando ocorre a maior parte das colisões nas estradas.
O sistema utiliza raios infravermelhos e é adotado extensivamente por Marinha, bombeiros, entre outros meios militares.

Como ele atua
O Night Vision usa tecnologia infravermelha. É criada uma "imagem térmica", com figuras baseadas no calor emitido pelos objetos.
Tudo emite algum calor. Mas humanos, animais e veículos em movimento são mais visíveis na imagem devido a seu alto contraste térmico em relação ao fundo.
A imagem virtual que é produzida parece um negativo de foto preta e branca -os objetos mais quentes aparecem em branco, e os mais frios, em preto.
A imagem, projetada perto da borda do capô do carro, está na visão periférica do motorista e foi desenhada com o objetivo de não obstruir a vista da estrada.
O dispositivo não fica ativado o tempo todo. É necessário que ele seja ligado por meio de um interruptor no painel, onde o motorista também regula a intensidade e a posição vertical da imagem.
Um detalhe: até que o sensor esteja pronto, durante o aquecimento, o motorista que liga o Night Vision visualiza o logotipo do equipamento. Logo em seguida, ele é substituído pela "imagem térmica" da estrada à sua frente.

Para que serve
O dispositivo permite que o motorista se previna contra o surgimento repentino de animais na pista ou um carro trafegando em sentido contrário.
Para a segurança pessoal, ele também é útil, pois o sistema ajuda a ver pessoas escondidas no meio da vegetação à beira da estrada.
Dependendo do equipamento utilizado pelo carro, é possível detectar até pessoas ou objetos através de cercas ou muros.
O presidente mundial da GM, John Smith, à qual pertence a marca Cadillac, aposta no Night Vision como "o próximo passo na evolução da segurança automotiva".
Segundo o National Highway Traffic Safety Administration (órgão norte-americano responsável pela segurança nas estradas), só um quarto das viagens é feita à noite. Mas é nesse período que ocorre mais da metade dos acidentes fatais. O Night Vision pretende mudar esse quadro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.