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teste folha-mauá
Médios sim, medianos não, marcam Tiida 1.8 e Focus 1.6
Hatches de Nissan e Ford estão entre os melhores mais pela inércia dos rivais
FABIANO SEVERO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Tiida e Focus nunca foram
campeões de audiência. Ainda
que, há pelo menos um ano e
meio, estejam entre os melhores hatches médios do país. Até
aí, nada: o mercado não tem
muita coisa boa a oferecer.
Seus concorrentes estão obsoletos. O Golf 4 brasileiro há
muito ganhou uma sexta geração na Europa. Lá, Peugeot 307
já virou 308, Fiat Stilo se transformou em Bravo, e Vectra GT
deu lugar ao Opel Astra. Nosso
Astra é peça de museu...
Por que, então, Tiida e Focus
não deslancham? A resposta
para o Nissan é fácil. A marca,
apesar de grande no Japão,
é pequena no Brasil. O design,
mesmo com o ar fluido da nova
grade frontal, mantém um quê
de carro ultrapassado.
Para piorar, um ano atrás,
não oferecia motor "flex" quando quase todos os rivais já bebiam álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis.
Esse problema o Focus também sofreu. Seu motor 2.0
Duratec só roda com gasolina
-o bicombustível virá (tarde)
na próxima semana.
O propulsor Sigma 1.6 chega
para ajudar um carro que já
nasceu bonito, sofisticado e...
argentino. Está aí o grande senão do Focus. Nada contra a
Argentina, mas os carros da
Ford feitos em Pacheco sempre
tiveram manutenção cara e
pouca peça em estoque aqui.
A sina começou nos anos 90
com o Escort Guarujá, passou
para o Escort Zetec e condenou
a primeira geração do Focus.
Não por acaso eles são pouco
valorizados na revenda.
Tecnicamente, o Tiida é mais
simples que o Focus. No lugar
de eixo de torção e freio a tambor traseiros, o Ford traz suspensão independente e freio a
disco atrás (opcional).
O motor 1.8 16V (até 126 cv)
da Nissan, porém, dá um banho
de elasticidade, tem mais torque para ultrapassagens e roda
quase 14 quilômetros com um
único litro de gasolina, aponta o
teste Folha-Mauá.
Sem falar na sexta marcha do
câmbio manual. Deixa o giro
baixinho enquanto o isolamento acústico se preocupa com o
silêncio na cabine.
A Ford vende o Sigma como a
última cereja do bolo de chocolate -amargo. Tudo bem, palmas para o bloco, o cabeçote e
os pistões de alumínio, além do
peso pena (apenas 76 kg).
Panela velha
E na prática? Era o motor
que Fiesta e Ka pediram a
Deus. No Focus, é um motorzinho de até 115 cv que não faz
milagre. Salvo o silêncio e a baixa vibração ao rodar, tem desempenho apenas razoável.
Para se ter ideia, o antigo Focus com motor Rocam 1.6 8V
(112 cv) era melhor em tudo.
Tudo, sem exceção: aceleração,
retomada e consumo, segundo
medições feitas em 2007.
De 0 a 100 km/h (com álcool), o antigo precisava de
11,6s, quase 2s mais rápido que
o novo Focus. O Tiida completa
a prova em 10,4s.
Até no prazer ao dirigir o antigo Ford ganha. O novo é bom,
mas o velho era ótimo. Ainda
assim, o modelo atual tem a
melhor direção do segmento. É
precisa. Nem pesada nem leve.
Já a direção do Tiida parece a
do Opala Comodoro SL/E 1988.
Tão leve que dá dó dos batentes. Cada estacionada é um
chiado do sistema elétrico -e
não hidráulico.
Em tempo: a direção do Nissan é progressiva e mais dura
em altas velocidades. Mesmo
assim, não dá segurança (bem
mais que a do Chevrolet).
O Tiida capricha no espaço
interno. Se você superar o design e chegar até os bancos, não
sairá de lá. Os dianteiros são
largos no encosto e no assento,
coisa de utilitário bom.
Os bancos de trás são ainda
melhores. Podem ser reclinados e corrediços em 24 cm. É a
conta para empurrá-lo para
frente e ampliar o porta-malas
de 289 l para 463 l.
De uma forma ou de outra, a
cabeça não baterá no teto, 5 cm
mais alto que o do Ford.
Não se pode dizer o mesmo
do Focus. A linha de teto que
faz dele o hatch mais belo e harmonioso do país também sacrifica o espaço vertical.
O Focus equipado com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétricos parte de
R$ 49,9 mil. O Tiida "S" -versão de entrada- caiu de preço e
agora custa R$ 1.000 a menos
(R$ 48.990). É pouco, mas praticamente paga o IPVA 2010.
Ford e Nissan cederam os carros para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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