São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perua sofre em estrada de terra

da enviada especial

São Francisco Xavier, a 152 km de São Paulo e a 20 km de Monteiro Lobato, a cidade mais próxima, é ideal para quem quer o sossego de uma paisagem de montanha.
Na praça, há placas que avisam ser "proibido amarrar animais nas árvores". A cidade acaba poucas ruas antes das estradas de terra que levam aos sítios.
O distrito -São Francisco Xavier ainda não é cidade- tem metade de sua população de 4.000 habitantes na zona rural, informa o guia turístico Áureo Miragaia.
As estradas de terra levam às cachoeiras, aos rios e às trilhas que podem ser feitas a pé, a cavalo, de bicicleta ou de moto.
A caminhada até Monte Verde (MG) leva quatro horas. Quem preferir, pode ir de carro. Naturalmente, é preciso dirigir com cuidado, pois os caminhos são estreitos, íngremes e esburacados.
Veículo baixo, a BMW 323i raspou no chão em alguns pontos, mas, em geral, enfrentou bem os caminhos. É inegável que um utilitário esportivo é mais indicado para cruzar a região.
Ali, é possível ainda fazer cursos, como o de rappel (descer pedras com cordas), além de conhecer a produção de queijos, o alambique, o ranário e o trutário. O Centro de Apoio ao Turista (CAT) organiza as atividades.
Há poucos e simpáticos restaurantes, farmácia, mercado e posto de gasolina. O banco mais próximo fica em Monteiro Lobato.
Na pousada São Francisco (012/326-1194), um rio corta a propriedade e embala o sono dos hóspedes. O café da manhã e o almoço, servidos com música new age, estão incluídos na diária de R$ 50.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.