São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A4 AVR é uma "fera domável'

da Reportagem Local

O Audi A4 AVR, de 240 cv, a versão mais "envenenada" do modelo, é uma fera que só permite ser domada porque recebeu um complexo conjunto de "arreios" para rodar no asfalto.
O carro mostrou agilidade e desempenho surpreendentes em avaliação feita pela Folha nas ruas do centro de São Paulo.
Diante de tamanha potência, as versões com novos chips tiveram freios, suspensão, embreagem e câmbio totalmente redimensionados para suportar com segurança o ganho de robustez do propulsor.
Envenenar o motor sem modificar pontos vitais de segurança ativa e passiva é prática irresponsável de oficinas de fundo de quintal. Para o A4, percebe-se o cuidado que a AVR teve nesse quesito.
A começar pelos bancos de couro. Envolventes, acolhem firmemente o motorista e o passageiro ao menor toque no acelerador.
O ronco é típico de uma fera esportiva, graças ao escape com ponteira especial de saída dupla.
Câmbio e embreagem, de acionamentos rígidos, completam o perfil de um digno puro-sangue.
O detalhe charmoso perto do painel é a alavanca do câmbio, revestida com fibra de carbono, mesmo material utilizado nos carros de Fórmula 1.
O novo chip ("cérebro" do computador) colocado nos esportivos envia informações para que a pressão do turbo, a quantidade de combustível injetada nos cilindros e a rotação aumentem, resultando em potência maior. (LS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.