São Paulo, domingo, 28 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Audi investe nos esportivos e traz RS3

Versão 'apimentada' do Audi A3 Sportback passa a ser comercializada no Brasil na próxima semana a R$ 290 mil

Modelo se destaca pela estabilidade e pela aceleração; com preço elevado, será vendido como carro de imagem

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A MÔNACO

O estilo de carro de corrida combina com o traçado do circuito mais charmoso da Fórmula-1. O Audi RS3, porém, não chama muito a atenção nas ruas estreitas do Principado de Mônaco, acostumadas a um desfile de carros mais caros e mais potentes.
Os destaques deste A3 Sportback "apimentado", que chega ao Brasil na próxima semana (a partir de R$ 290 mil), não se revelam no primeiro olhar. A Folha os descobriu há alguns minutos de Monte Carlo, no que os franceses chamam de Col de Brouis.
A estrada sinuosa e estreita que recorta as montanhas do sudoeste da França, quase na fronteira com a Itália, foi um teste e tanto ao conjunto do RS3 e ao coração do motorista. Ambos passaram.

ADRENALINA
Depois que os freios seguravam o veículo com firmeza na entrada das curvas, o motor 2.5 turbo de cinco cilindros, com injeção direta de gasolina e 340 cv de potência, encarregava-se da retomada com velocidade impressionante nas saídas.
Um balé regado a adrenalina que se repetiu em cada uma das dezenas de curvas travadas do percurso.
O câmbio automatizado de dupla embreagem S-tronic, com sete velocidades, torna as respostas do carro (e os batimentos cardíacos do condutor) mais fortes.
O sistema de tração integral quattro, que no RS3 ganhou novo conjunto de acoplamento para o eixo traseiro, é o juízo a corrigir as escapadas da ousadia.
Estabilidade, tração e aceleração que honram o sobrenome Racing Sport, divisão da montadora alemã acostumada a produzir veículos de alta performance.
O modo Sport, acionado por uma tecla no painel, faz um defletor no escapamento deixar o ronco do motor mais grave. Nessa condição, as respostas do acelerador ficam mais rápidas.
Segundo a Audi, o RS3 faz de 0 a 100 km/h em 4.6s. O peso ajuda. Com 1.575 kg, a relação é de 4,6 kg/cv - a mesma do Porsche Boxster S.
A grade, o para-choque dianteiro e os para-lamas receberam fibra de carbono para reduzir o peso. Os bancos tipo concha serão opcionais. Os assentos e o volante carecem de ajuste elétrico.
A Audi planeja importar 20 unidades até o final do ano. Em 2012, serão 40.

O jornalista viajou a convite da Audi, que cedeu o RS3 para avaliação


Texto Anterior: Agora são outros 500
Próximo Texto: A 319 km/h, motorista do R8 GT vê a paisagem virar um borrão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.