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São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

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CARTAS

Manutenção cara do Brava
"Em março, levei meu Brava SX 1.6 16V para a revisão dos 40 mil quilômetros. Recebi um orçamento de mais de R$ 3.000, que incluía a troca de cerca de 20 itens do motor, de bomba de combustível a rolamentos. Em julho, a bateria descarregou pela segunda vez, e a montadora disse que o carro estava fora da garantia. Para a Fiat, vida útil é sinônimo de garantia. O jurídico deles precisa ler melhor o Código de Defesa do Consumidor." Adriana Bittencourt (Campinas, SP)

Resposta - A Fiat afirma que o veículo foi analisado pela concessionária Tempo e que não foram constatados vícios ou falhas do produto. Por esse motivo, não encontra amparo nas normas de garantia.

Polo com muitos defeitos
"Tenho um Polo 1.6 que apresenta vários problemas, e a Volkswagen diz que não pode fornecer um carro-reserva enquanto o meu estiver parado na concessionária. Apesar do meu descontentamento com o carro, eles dizem que vão consertá-lo antes de a garantia expirar. A Brasilwagem soldou chassi e trocou amortecedores dianteiros, máquina do vidro elétrico da porta do motorista, coxim do motor e borrachas. Mas o carro continua com problemas. Exijo apenas o reembolso de despesas com táxi e uma garantia maior para as peças trocadas." Roberto Bernini (São Paulo, SP)

Resposta - A VW diz que consultou o gerente técnico da Brasilwagen e soube que, após as correções realizadas, o veículo foi entregue em condições normais.

Réplica - O leitor conta que a revenda resolveu parcialmente o problema. "Faltam a solução para a oscilação do motor e o reembolso das despesas com táxi."

Caixa de direção do Gol solta
"Agradeço a interferência da Folha, mas, infelizmente, o problema com meu Gol continua (Veículos, 20/7). A concessionária propôs que eu levasse o veículo à assistência técnica para nova avaliação. Após nova troca da caixa e da barra de direção, o problema persistiu. Procurei um mecânico particular. Ficou constatado que os parafusos da caixa de direção estavam soltando. Vocês imaginaram o que poderia ter acontecido à nossa família se a caixa se soltasse a 120 km/h numa estrada? Aguardarei a audiência no Procon e acionarei a Justiça." Eduardo Nunes (São Paulo, SP)

Resposta - A VW diz que a Cia. Rossi entregou o carro para o cliente e que não houve registro de novas reclamações. Se persistir o problema, o proprietário deve retornar àquela autorizada.

Fiesta parado na revenda
"Fui vítima de um acidente de trânsito e levei meu Fiesta à concessionária Caoa Ceasa. Meu carro ainda não saiu do conserto, e a concessionária é incapaz de me dizer por que demora tanto. O mais grave é que o chefe do setor de funilaria da autorizada disse que faltam peças de reposição para o modelo e que, por ser novo, a Ford não consegue suprir a demanda." Cláudio Angelo (São Paulo, SP)

Resposta - A Ford afirma que contatou a revenda e soube que o cliente teve seu problema sanado. Segundo a fábrica, ele se mudou para o exterior e, por isso, não foi possível encontrá-lo.

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