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SEDÃS/TESTE FOLHA-MAUÁ
Vendido no Brasil há cinco anos, modelo teve mudanças de design, motor e acabamento interno
Banho de loja dá fôlego ao Seat Cordoba
DA REDAÇÃO
É na pista que o Seat Cordoba, sedã espanhol reformulado no final de 1999 no Brasil, mostra suas grandes qualidades -agilidade e conforto em um automóvel não tão caro para a categoria.
Os números de desempenho, aferido para a Folha pelo Instituto Mauá de Tecnologia, demonstram que o modelo é rápido -chega aos 100 km/h em 11,68 segundos- e prima pela economia de combustível -na estrada, roda 15,72 km com um litro.
Eficaz nas manobras mais bruscas, o modelo também favorece a posição de dirigir, nada "afundada", ao contrário do que parece ocorrer com alguns outros modelos da Volkswagen, empresa controladora da Seat.
O interior apresenta, inclusive, vários detalhes de acabamento que lembram modelos da VW. Mas, ao que parece, a marca espanhola procurou corrigir alguns defeitos da controladora alemã.
Por dentro e por fora
Diferentemente do que ocorre com a linha Gol, o Cordoba traz seu motor 1.6 de 101 cv (cavalos) de potência disposto transversalmente -discussões sobre modernidade à parte, é a tendência.
Por fora, quase tudo mudou: a dianteira está mais esportiva, com novos faróis e entradas de ar. Na traseira, o emblema da Seat oculta a maçaneta do porta-malas.
Quando o assunto é porta-malas, o Seat Cordoba -R$ 27.628, 455 litros- vence o Corsa Sedan GLS 8V -R$ 26.943, 390 litros-, mas perde do Fiat Siena ELX 1.6 -R$ 23.399, 500 litros.
Como opcionais, o modelo traz câmbio automático, airbag (bolsa de ar que infla em colisões), além de sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da frenagem).
(LUÍS PEREZ)
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