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peças & acessórios
Espumas e lubrificantes combatem ruídos internos
Oficinas de SP cobram de R$ 70 a R$ 1.800 para tirar barulho de carro
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Sob o capô, no assoalho, por
trás de portas e painéis. Quem
nunca se irritou com barulhos
estranhos no interior do veículo? Uma peça chacoalha ali, um
ruído irritante acolá.
Oficinas especializadas em
eliminar esses sons indesejáveis prometem aliviar o sofrimento das pessoas que, com o
trânsito caótico nas grandes cidades, passam cada vez mais
tempo dentro do carro.
"Esses ruídos surgem com o
tempo, devido ao desgaste das
peças e dos fios que entram em
atrito com partes da carroceria,
causando rangidos", explica
José Everaldo Oliveira, técnico
da oficina Ruído Zero.
De acordo com Evilácio Souza Filho, proprietário da oficina
Papa Grillos, o problema é causado principalmente pela ausência de um revestimento específico nos espaços que separam as guarnições.
"É preciso verificar portas,
porta-malas, painel, bancos, piso e revestir toda a parte de acabamento", afirma Souza.
O serviço começa com uma
avaliação do veículo para identificar o local do ruído e as soluções necessárias. Em geral,
uma voltinha no carro com o
proprietário.
Técnicos desmontam as partes com barulho e revestem os
vãos dos componentes com espumas para impedir o atrito
entre as peças. Lubrificantes
químicos, graxa e silicone plástico evitam rangidos.
Apertar os parafusos também reduz muito os barulhos.
As borrachas dos trilhos onde
correm os vidros da janela também são grandes vilãs, pois ressecam com o tempo.
"Carros "off-road" costumam
chegar com o interior todo solto. Já os hatches apresentam
muito barulho no porta-malas", conta Souza.
Segundo os mecânicos, o Toyota Corolla e o Fiat Siena estão entre os mais silenciosos.
Blindado
Carros blindados costumam
fazer ainda mais barulho. Nesse caso, as chapas da blindagem
também são envolvidas com
camadas adicionais de espuma.
"Se o serviço for feito corretamente, não há risco de danificar a blindagem", afirma o dono
da oficina Papa Grillo.
O Chevrolet Vectra do administrador André Grazziano, 38,
começou a apresentar ruídos
com 5.000 quilômetros.
Quando o carro estava com
20 mil quilômetros, Grazziano
não aguentava mais os barulhos e procurou uma oficina especializada em eliminar ruídos.
"Realmente acabou o barulho interno. O carro voltou a ser
o que era quando saiu da loja",
conta Grazziano.
O engenheiro Hélio Novaes,
46, usou o serviço em um
Volkswagen New Beetle e, mais
recentemente, em um Journey,
da Dodge. "Colocaram calços
com espuma e resolveram o
problema de forma simples e
eficiente", afirma Novaes.
Além de proporcionar mais
conforto aos ocupantes, a eliminação dos ruídos valoriza o
veículo na hora da revenda.
O serviço, que pode demorar
de uma hora a três dias, de
acordo com a quantidade de reparos, tem preços que variam
de R$ 70 a R$1.800.
(RICARDO RIBEIRO)
ONDE ENCONTRAR
Papa Grillos
0/xx/11/3865-8144
Ruído Zero
0/xx/11/6965-1101
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