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São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2003

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CARTAS

Ranger na revenda
"Adquiri, em maio do ano passado, na revenda Caoa, uma Ranger XLT 2002. Há quase três meses, o veículo sofreu avarias na lateral direita. Foram arrancados o retrovisor elétrico e a maçaneta da porta traseira. Desde então, venho buscando, nas concessionárias de Recife e de Caruaru, as peças, sem sucesso. Entrei em contato com a Ford, que, dias depois, ligou de volta dizendo que não dispõe das peças em estoque e que não tem previsão de fornecê-las." Walmir Ferreira Leite (Recife, PE)

Resposta - A Ford afirma que o caso foi solucionado pela autorizada Caoa.

Réplica - O leitor disse à Folha que a Ford mandou as peças para a autorizada Itaúna, em Caruaru, que resolveu o caso.

Starvesa não cumpre prazo
"No dia 14 de julho, levei meu Corsa 2003 à revenda Starvesa para fazer a primeira revisão. Relatei que o carro apresentava barulho na traseira ao fazer curvas, dificuldades na partida e lâmpada da placa fora do encaixe. A entrega do carro aconteceu no dia 17 de julho. Todos os defeitos continuavam lá."
Antônio Carlos Barbosa (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors diz que o cliente encaminhou seu veículo à revenda para revisão e foi constatado que alguns itens teriam ficado pendentes. Segundo a montadora, um técnico da autorizada retirou o carro na residência do cliente. Após dois dias, o veículo foi entregue em condições normais de uso.

Réplica - O leitor confirma o reparo, mas diz que ficou insatisfeito com a revenda.

Gol com motor fundindo
"Sou proprietário de um Gol 1.0, 16V turbo. Com 40.000 quilômetros, foi diagnosticado pela autorizada que o motor estava fundindo. Em ligação ao serviço de atendimento da Volkswagen, um atendente disse que meu carro estava fora da garantia." Douglas Ramiro Fogiatto (Marília, SP)

Resposta - A Volks diz que seus veículos de passeio têm garantia de 12 meses, sem limite de quilometragem, estando condicionada à execução das revisões previstas no plano de manutenção.

Astra sem peça de reposição
"Tenho um Astra 2.0, ano 99, adquirido de um particular. Fiz uma revisão geral após a compra, na qual foram trocadas as peças de desgaste normal. No dia 27 de junho, percebi um barulho ao movimentar o volante. Levei o carro ao mecânico, que constatou um problema na coluna da direção. Havia um rolamento quebrado. Como era apenas um rolamento, contatei a autorizada e soube que a peça não era vendida separadamente. A GM informou que não existia em parte alguma do país a peça completa e seria preciso importá-la. O que fazer com o carro desmontado, sem a peça que tem o preço de R$ 1.200?" Agnaldo Barreto (São Paulo, SP)

Resposta - A GM solicita ao cliente que, depois de encaminhar o carro a uma autorizada, informe o centro de atendimentos a clientes (tel. 0800-7024200), para acompanhamento do caso e eliminação do inconveniente.

Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mailveiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


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