UOL


São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO

Nome é tido como mais "moderno" que Tupi; chegada do modelo ao mercado está prevista para novembro

Volkswagen chama novo carro de Fox e divulga fotos

DA REDAÇÃO

O nome do novo carro compacto da Volkswagen, que deve chegar às revendas em novembro, será Fox, e não Tupi, como era mais conhecido o projeto VW 249. A revelação foi feita, na semana passada, junto com a divulgação das primeiras fotos oficiais.
O Fox é um intermediário entre o Gol e o Polo, modelo do qual utiliza a plataforma. "Devolverá a liderança de mercado à Volkswagen", diz o presidente da empresa no Brasil, Paul Fleming.
Produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), será equipado com motores 1.0 e 1.6. As primeiras unidades terão só duas portas, mas a Volks já apresentou uma versão com quatro.
O Fox é voltado para um público jovem, que gosta de ser diferente, adora carros, compra veículos para impressionar pessoas, mas não tem dinheiro para adquirir topos de linha, de acordo com pesquisas da Volkswagen.
A empresa considera que seus concorrentes serão Chevrolet Corsa, Ford Fiesta, Peugeot 206 e Renault Clio. Esses carros têm valores entre R$ 18 mil e R$ 32 mil, conforme a versão.
O novo lançamento da Volkswagen foi todo desenvolvido no Brasil, e o nome Tupi, que estava sendo cogitado, seria uma homenagem à sua origem.
No entanto, Fox ("raposa", em inglês) foi o vencedor de uma lista de 20 opções que a Volks não divulga, porque elas ainda podem ser usadas em outros modelos.
Essa relação foi estreitada há três meses para cinco nomes. O diretor de marketing da montadora, Paulo Sérgio Kakinoff, 28, diz que, nas pesquisas feitas para a escolha, Fox foi associado a adjetivos como esperto, ágil, moderno e tecnologicamente avançado.
"Além disso, estava dentro do que queríamos: um nome curto, de pronúncia forte e com três ou quatro letras no máximo."
Não é a primeira vez que a montadora usa o nome. Nos anos 80, a Volks exportava para o mercado americano o Voyage, que lá se chamava Fox.


Texto Anterior: Raio-X
Próximo Texto: Acessórios: Inspirados no cinema, motoristas ressuscitam o néon
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.