São Paulo, sábado, 10 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As regras da brincadeira

A indicação de idade impressa nas embalagens dos brinquedos segue critérios pedagógicos e normas de segurança. Segundo a associação brasileira dos fabricantes, a Abrinq, os produtos são testados coma ajuda de psicólogos para determinar a faixa etária à qual são mais adequadados. A partir dessa recomendação, o brinquedo deve seguir as normas de segurança estabelecidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para cada idade.
Alfredo Lobo,diretor de qualidade do instituto, explica que os brinquedos são analisados por organizações certificadoras apontadas pelo Inmetro.
Fazem parte da avaliação testes que medem a concentração de metais pesados, o nível de ruído, a propagação de chama, a existência de rebarbas, superfícies cortantes ou pontiagudas e peças que possam ser engolidas, no caso de brinquedos indicados para bebês.
As embalagens e as informações ali impressas também passam pela certificação, obrigatória para todos os brinquedos vendidos no país. Os produtos vendidos no mercado informal, muitas vezes contrabandeados, não seguem essas regras.


Texto Anterior: Dia da criança: Uma diversão para cada idade
Próximo Texto: Maria Inês Dolci [defesa do consumidor]: A regulamentação da rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.