São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA DE LOJA [questão de gosto e opinião]

Viagem rápida aos desejos de consumo da nova classe média brasileira

Super Casas Bahia tem até casamento coletivo para clientes


Jogue aí umas "atrações Disney", muito fast food, transporte grátis e promessas de "sonhos de Natal" realizados

TETÉ MARTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O que pode ser mais divertido do que uma tarde de verão andando entre TVs de plasma, brinquedos licenciados e sofás de chenille no Pavilhão do Anhembi? A velha injeção na testa? Ou uma sessão do AA? Pois jogue aí umas "atrações Disney", uma fileira de soldadinhos de chumbo de dois metros de altura, muito fast food, transporte grátis, estacionamento idem, mais a promessa de "sonhos de Natal realizados" -e eis que a multidão interessada é grande o suficiente para parar o trânsito da Marginal Tietê. Assim é o Super Casas Bahia, a fórmula que o líder do varejo popular encontrou para celebrar sua primazia e "presentear" a clientela com chances renovadas de gastar dinheiro.
Não que eles não caprichem. Na sexta edição do evento, o espaço é organizado, há produtos à venda em 24 prestações, para quem topar pagar 50% a mais sobre o preço à vista, e até mesmo algumas coisas que parecem pensadas para agradar o cliente.
Como os quiosques que ensinam a montar currículos e filmes em DVD, a usar e-mail, a tratar do cabelo; o álbum de fotos na web; o blog com histórias de consumidores felizes. E, claro, o súper casamento coletivo para 800 casais, listado no site entre as "ações socio-ambientais" (sic).
Por outro lado, nada é tão de graça quanto se alardeia.
Para tudo há horários e vagas limitadas, necessidade de agendamento, espera, fila. Do espaço Wii, onde se testa a plataforma interativa da Nintendo, ao salão de cabeleireiro com corte-cortesia. E para ver o show do Tarzan, é preciso gastar pelo menos R$ 70 em compras, lá mesmo.
Resta passear entre o "mundo eletrodomésticos", o "mundo telefonia e informática" e outros igualmente vigiados por vendedores que não estão para brincadeira.
"Bem-vinda ao Super Casas Bahia! Vamos aproveitar!". O percurso cobre todos os objetos de desejo da nova classe média, das chapinhas modernas aos plasmas, do GPS às câmeras e filmadoras digitais.
Das novidades anunciadas, a maior que vi foi um três-em-um com videokê, jogo de dança e DVD, tudo por R$ 299.
Animado, mas, pelo ar combalido do tapete do exemplar em exposição -aquele que indica onde pôr os pés- , não por muito tempo.


ONDE ENCONTRAR
Super Casas Bahia 2008 Pavilhão do Anhembi, até 3 de janeiro.
www.casasbahia.com.br/supersp


Texto Anterior: Mesa de festa: Mais é mais
Próximo Texto: Dúvidas éticas: As lâmpadas de vapor de sódio são mesmo melhores que as de mercúrio?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.