São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tudo começou na Holanda

A idéia que se tem, hoje em dia, de um comércio justo, surgiu nos anos 60 e ganhou corpo em 1967, quando foi criada, na Holanda, a Fair Trade Organisatie. Dois anos depois, a primeira loja de comércio justo era inaugurada.
O café foi o primeiro produto a seguir o padrão de certifi cação desse tipo de comércio, em 1988. No ano seguinte surgiu a International Fair Trade Association, que reúne, hoje, cerca de 300 organizações em 60 países.
Em 1992, o Cafédirect foi o primeiro produto "justo" vendido no Reino Unido, com o apoio de ONGs, e a experiência se espalhou pela Europa. Nesse período, a qualidade dos itens passou a ter o mesmo padrão dos melhores produtos feitos do modo convencional.
Nos anos 90, itens industrializados feitos com ingredientes "justos", como chocolates, cereais matinais e bolos, passaram a integrar a oferta do comércio solidário e ganharam as gôndolas de grandes varejistas.

Texto Anterior: ONGs e economistas têm críticas ao movimento
Próximo Texto: Sacolinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.