São Paulo, sábado, 28 de março de 2009

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Novo shopping em SP

O OUTLET CINCO ESTRELAS

Abertura está prevista para abril; é a 1ª vez que se tenta reproduzir aqui modelo americano que reúne grifes a bons preços

DÉBORA MISMETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A promessa de descontos eternos de até 70% em produtos de marcas famosas de moda e decoração é o atrativo do novo shopping Outlet Premium, que deve reunir até 90 lojas nacionais e internacionais na rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva (a 73 km de SP).
É a primeira vez que se tenta reproduzir por aqui o modelo americano de outlet. O empreendimento a ser aberto em São Paulo segue a mesma linha de um dos mais populares entre os turistas brasileiros em Nova York, o Woodbury Common Premium Outlets, procurado pelos descontos em produtos de marcas de luxo. Além de ficar afastado da cidade, o shopping tem um padrão simples de construção, para baratear a operação.
Assim como o americano, o Outlet Premium terá suas lojas a céu aberto, o que reduz custos com o sistema de ar-condicionado e diminui o aluguel das lojas. Essa economia facilita a manutenção dos preços baixos dos itens à venda. O estacionamento vai ser no centro do espaço de compras, formado por quatro blocos de lojas.
O acabamento também é diferente do adotado pela maioria dos shoppings. Em vez de mármore e granito, as lojas podem usar revestimentos mais baratos, como cimento queimado, por exemplo. Os estoques, em vez de ficarem escondidos em um mezanino, são expostos no espaço de compras.
O empreendimento vai ficar no complexo formado pelo shopping Serra Azul e pelos parques Hopi Hari e Wet'n Wild, no quilômetro 72 da Bandeirantes. A data de inauguração ainda não foi divulgada, mas a maioria das 15 marcas que confirmaram à reportagem sua participação no Outlet Premium fala em abrir as lojas no dia 30 de abril. Algumas jogam a data para o início de junho.
De acordo com um manual de publicidade distribuído para os lojistas e obtido pela reportagem, o Outlet Premium vai fazer acordos com agências de viagens, principalmente do interior de São Paulo, concedendo cartões de vantagens e de descontos, além dos oferecidos normalmente. Gerentes e recepcionistas de hotéis num raio de 100 km poderão ganhar cartões de benefícios, como pacotes para visitar o Outlet, o Hopi Hari e o Wet'n Wild. Panfletos serão distribuídos nas praças de pedágio da região e em salões de beleza.
Entre as marcas que confirmaram participação no Outlet Premium, são poucas as que podem ser encaixadas no rótulo do luxo. Lacoste e Hugo Boss estarão presentes, assim como a italiana Ermenegildo Zegna, que não informou quais produtos estarão à venda nem a porcentagem de descontos. Por enquanto, não estão na lista lojas internacionais como Ferragamo, Prada ou Louis Vuitton, que já têm filiais no Brasil.
Quem já se acostumou a comprar bolsinhas Chanel a preço de banana ainda não deve cancelar as viagens aos outlets de Nova York.


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