São Paulo, sábado, 31 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS ÉTICAS
[mande sua pergunta para duvidaseticas@folhasp.com.br]

Vale a pena ter triturador de alimentos na pia da cozinha?

DA REPORTAGEM LOCAL

Depende da maneira como o seu município gerencia o lixo. "Se o sistema de esgoto da cidade tiver tratamento eficiente, o triturador é ótimo. Mas, se não tiver, esse resíduo pode sobrecarregar o sistema de tratamento", diz Raphael Barros, 48, professor do departamento de engenharia sanitária e ambiental da UFMG. Em outras palavras, o lixo triturado deixa de gerar impacto nos lixões e aterros para incidir no sistema de esgoto. E, se não tiver tratamento, é poluente.
No caso de São Paulo, a troca do lixão pelo esgoto é positiva. "Não vejo problema no triturador. Ao contrário. No tratamento, quanto mais matéria orgânica, melhor", diz Hélio Padula, 54, gerente da Sabesp.
Mas, se cidade tiver bons equipamentos para receber o lixo sólido, e o tratamento de esgoto for inadequado, é melhor não ter um triturador. "A situação varia conforme o município. O padrão nacional de tratamento de esgoto é deficiente", diz Barros. (CA)

*pedido do leitor
Pergunta enviada por Patrícia Aude, de São Paulo, SP


Texto Anterior: Crítica de loja: No clube da maçã
Próximo Texto: Daslu Village: Das ruas para o palácio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.