Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 22 A 28 DE FEVEREIRO DE 2013

 

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CAPA

Centro

CCBB
Inauguração: 21 de abril de 2001. Salas: 1. Projeção: 35 mm, 16 mm, digital e DVD. Som: Dolby digital.
O cinema localizado no Centro Cultural Banco do Brasil costuma lotar por causa da sua programação atraente de filmes alternativos, e também devido a sua sala exígua -a capacidade é de 70 pessoas. Apesar de o café estar em reforma até abril e da fácil lotação da sala, o charme do prédio e as grandes exposições que ele costuma abrigar contam pontos a favor. As poltronas, no entanto, são apertadas.

CCSP
Inauguração: 13 de maio de 1982. Salas: única. Projeção: Digital. Som: Dolby.
Recém-aberta após a reforma concluída em dezembro, a sala Lima Barreto apresenta a mesma programação alternativa pela qual ficou conhecida e um aspecto melhor do que o anterior. O estilo dos assentos não foi modificado, mas eles foram renovados. A sala tem boa projeção e disposição das poltronas em estilo estádio. Não há sinalização para os lugares de cadeirantes. O diretor do cinema afirmou que, de fato, a sala ainda não conta com sinalização própria no chão para localização de cadeirantes, mas que a área já está reservada. Diz também que, com o programa de acessibilidade, o cinema chegará à eficiência nas instalações e também na programação.

Cine Livraria Cultura
Inauguração: 4 de setembro de 1996. Salas: 2. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital e Dolby SR.
Com duas salas instaladas no Conjunto Nacional, na av. Paulista, o cinema costuma alternar sucessos comerciais e filmes de arte. Além da tradicional bonbonnière, conta com o Café Scada, que oferece um cardápio bem variado, com itens como cappuccinos (R$ 5,50 o simples), smoothies e quiches. A sala 1 tem ótimo som e projeção e possui tela grande. Já a sala 2 é diminuta e faz lembrar antigos cineclubes, mas a projeção também é boa.

Cine Olido
Inauguração: 24 de setembro de 2004. Salas: 1. Projeção: 35 mm, DVD e digital. Som: Dolby digital.
Reformado em 2004, este cinema dos anos 1950 oferece programação variada de mostras, que alternam filmes antigos, títulos cult e coletâneas com blockbusters de alguns anos atrás. O local mantém a trivialidade: na bilheteria, os dados de cada sessão são anotados à mão no ingresso. Para aguardar o início do filme, o público costuma se sentar nas escadas de granito na entrada do cinema, que fica em uma galeria. As estruturas estão em boas condições, mas as poltronas têm encosto baixo e a luz forte no piso do corredor desvia a atenção da tela.

CineSesc
Inauguração: 1979. Salas: única. Projeção: 35 mm, projetor 4k e digital. Som: Dolby digital.
É uma das salas mais cultuadas pelos cinéfilos da cidade. Exibe filmes de arte fora do circuito comercial e promove mostras, como o já tradicional Festival Sesc Melhores Filmes. A sala é ampla, confortável e com projeção e som de ótima qualidade. O cinema conta ainda com uma lanchonete que fica nos fundos da sala de projeção. O pequeno café, no centro da sala de espera, serve quitutes criativos e a preços em conta. Leia mais à página 12.

Espaço Itaú de Cinema - Augusta
Inauguração: 6 de outubro de 1996. Salas: 5. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby SR e Dolby SRD.
Ocupando dois sobrados da rua Augusta, um de frente para o outro, o cinema, que foi parcialmente reformado em 2012, tem programação mais voltada aos filmes alternativos. Aconchegantes, café e bonbonnière são cheios de atrativos, como bolos, crepes, massas e sopas. As filas, no entanto, fazem a ida ao espaço não ser tão agradável, principal-mente aos fins de semana, em que a compra de ingresso chega a demorar até uma hora. A sala 5, que fica no anexo, não tem assentos para cadeirantes e tem assentos muito próximos uns aos outros.
A assessoria do cinema informou que as salas 4 e 5 estão em reforma, que devem terminar em junho.

Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca
Inauguração: 3 de agosto de 2001. Salas: 9. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital.
Ponto de encontro do público descolado do Baixo Augusta, une programação cult e blockbuster em nove salas. Conta com totens de autoatendimento para facilitar a compra de ingressos. A parede do lado direito do corredor de acesso às salas serve como espaço expositivo do acervo de imagens do Instituto Moreira Salles. Além da bonbonnière, há o Café Scada, que serve vários tipos de cafés, doces e salgados. No dia da visita à sala 8 (12/1), a porta ficou aberta durante o início da sessão das 19h e o ruído da sala de espera atrapalhou o começo do filme. A assessoria do cinema afirma que as portas ficam abertas até o fim dos trailers e que são fechadas no início do filme. Diz também que os horários das salas são sempre alternados para evitar tumulto ou para que os espectadores não entrem em sala errada.

Marabá Playarte
Inauguração: 30 de maio de 2009. Salas: 5. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
A arquitetura do prédio onde o cinema está instalado, o entorno da vizinhança e os detalhes nas paredes dão um ar "vintageao local, mas as instalações precisam de reparos. O Marabá é um dos cinemas mais clássicos da capital, mas continua padecendo de programação que privilegia blockbusters. Nas salas, o espaço entre as poltronas é pequeno, tornando apertado sair e entrar na sessão. A primeira fileira fica muito próxima da tela. Ponto a favor é o preço dos ingressos (R$ 10), mais em conta do que a maioria dos complexos.

Pátio Higienópolis Cinemark
Inauguração: 17 de dezembro de 1999. Salas: 6. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
Com boa projeção, o cinema também oferece uma boa visão da tela, mesmo que tenha alguém na cadeira da frente, já que os degraus são altos. No dia da visita (24/1) do "Guia", a sala maior (6) do cinema estava com o aviso luminoso da saída de emergência apagado. O som durante os trailers era muito alto. Na sala 3, o barulho do projetor ficou muito alto durante todo o filme e a primeira fileira, nessa sala, fica muito perto da tela. O banheiro estava sujo.
A assessoria do cinema informou que os itens citados na reportagem serão avaliados pela equipe técnica para que as providências necessárias sejam tomadas.

Pátio Paulista Cinemark
Inauguração: 5 de junho de 2009. Salas: 7. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
Às terças e às quintas, o Cine Cult é um respiro na programação dominada por sucessos comerciais nacionais e hollywoodianos. A projeção, inclusive em 3D, é nítida e o som no volume ideal. As poltronas são confortáveis e há espaço para cadeirantes.
No entanto, o espaço para cadeirantes fica muito próximo à tela e é necessário inclinar muito a cabeça para assistir ao filme. O cinema não tem local de espera e os clientes acabam aguardando em pé até o início do filme. Os banheiros deixam a desejar no quesito limpeza.

Playarte Bristol - UOL
Inauguração: 17 de julho de 2003. Salas: 7. Projeção: 35 mm. Som: Dolby digital.
A programação do cinema é variada e, na maior sala, as poltronas são confortáveis e a projeção não tem problemas. Para chegar até lá é preciso subir dois lances de escadas, o que levanta a questão sobre o acesso dos cadeirantes. E, uma vez instalado na sala, o público também encontra possíveis pontos de bloqueio à tela. Chama a atenção ainda o fato de sons vazarem para dentro da sala. Mesmo não sendo recorrente, em duas oportunidades, estrondos vindos de outro filme invadiram o ambiente.
Na hora do lanche, o fato de a bonbonnière não aceitar cartões de crédito e de débito é um ponto negativo. A assessoria do cinema informou que vai colocar uma equipe técnica para checar a questão do som e avaliar o que pode ser melhorado. Para cadeirantes, o acesso às salas 1, 4 e 5 ocorre via elevador, já que as três salas estão no mesmo piso das bilheterias. Já o acesso às salas 2 e 3 acontece também pelo elevador, sendo que o cadeirante deve entrar nas salas pela entrada do 4o piso.

Playarte Splendor Paulista
Inauguração: 12 de outubro de 2011. Salas: 2. Projeção: Digital e 3D. Som: Dolby digital.
A programação das duas salas VIPs é pautada por blockbuster e exibições em 3D. As telas são mais extensas do que as de outras salas de mesmo tamanho. A projeção é regular, mas há perda de definição de imagem em determinados momentos. As poltronas são reclináveis e com local para apoiar pratos e copos. Além disso, o espaço entre uma fileira e outra é quase o de uma pessoa deitada. A fileira para deficientes fica localizada na parte de cima da sala, o que permite ótima visibilidade. O cinema dispõe de um cardápio especial com porções como a de bolinho de bacalhau (R$ 24), sanduíches, crepes e cartas de vinho/uísque, além de garçons atenciosos. Leia mais à página 11.

Reserva Cultural
Inauguração: junho de 2005. Salas: 4. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital.
O fácil acesso do Reserva Cultural e a programação dedicada a filmes premiados em importantes festivais internacionais fazem do espaço um cinema bastante concorrido. Em um domingo, os ingressos podem estar esgotados até três horas antes da sessão.
A dica é comprar o ingresso antecipado pela internet e garantir um bom assento na plateia numerada. No lugar do cheiro de pipoca, o cinema conta com uma pequena padaria e um restaurante -igualmente concorridos nos fins de semana. A sala de espera também tem uma loja de livros e DVDs. Frequentado por um público mais idoso, o tom geral do Reserva Cultural é de cinefilia.


Zona Leste

Anália Franco UCI
Inauguração: 17 de março de 2000. Salas: 9. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital/EX.
O complexo é organizado e com boa estrutura de serviço (bilheteria com bom número de caixas, espaço para espera e funcionários treinados). Salas amplas e limpas (em sessões durante a tarde) também são pontos positivos. O hall é espaçoso e confortável. Quanto aos quesitos técnicos, as salas se mostram competentes: a acústica não tem ruídos e a projeção não revelou falhas durante a visita.

Boulevard Tatuapé Cinemark
Inauguração: 11 de maio de 2007. Salas: 5. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
O cinema é uma boa opção já que é menos cheio que o Cinemark vizinho, no shopping Metrô Tatuapé, e tem instalações mais novas. O acesso para cadeirantes é fácil e há lugares bem demarcados. Devido ao tamanho da tela, a primeira fileira pode ser uma experiência desconfortável. Apesar da temperatura da sala ter ficado muito fria durante toda a projeção, no dia da visita (30/1), não foram notados problemas na imagem e, nos quesitos de limpeza e organização, o local não apresentou falhas.

Central Plaza Cinemark
Inauguração: 26 de julho de 1999. Salas: 10. Projeção: 35 mm, digital e 3D. Som: Dolby digital.
Dando prioridade aos blockbusters, o cinema oferece poucas versões legendadas, quase todas à noite.
Além de barulhentas turmas de adolescentes, há várias famílias levando os filhos para as sessões de filmes infantis. Merece destaque a sala XD, com 512 lugares, que promove boas exibições em 3D. Vale garantir um assento numerado. A dica é usar algum dos totens de autoatendimento, porém, nem todos estavam funcionando no dia da visita (25/1). Já a menor sala de exibição teve pequenos problemas, como som abafado. A assessoria do cinema informou que os itens citados serão avaliados pela equipe técnica para que providências sejam tomadas.

Cinépolis Box Itaquera
Inauguração: novembro de 2007. Salas: 8. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
Neste cinema com poltronas confortáveis e espaço amplo nos corredores há, entre as cadeiras, pequenos ganchos que funcionam como porta-bolsas no encosto da frente. O preço dos ingressos é bastante em conta se comparado com os de outros cinemas. No dia da visita (27/1) do "Guia", não havia funcionário para pegar os ingressos para a sessão, então o jeito foi entrar sem apresentar comprovante. Quatro garotos perceberam que não havia ninguém para checar, correram e também entraram para ver o filme.
E disseram que "é sempre assim".

Interlar Aricanduva Cinemark
Inauguração: 23 de janeiro de 1998. Salas: 14. Projeção: 35 mm, digital e 3D. Som: Dolby digital.
Se você vai ao shopping Interlar comprar ingressos para a sala 10 pensando que vai assistir ao filme ali mesmo, está enganado. Será preciso sair pelo estacionamento, atravessar a rua em direção ao outro shopping do complexo, o Aricanduva. Comprar o ingresso em horário próximo ao da sessão pode significar uma pequena maratona, principalmente se é a sua primeira vez no local. O esforço pode até valer a pena. O porém ali é a falta de limpeza. No dia da visita (27/1), o local tinha o chão grudento e sujeira espalhada pela sala. Na programação, a base são os filmes blockbuster em versão dublada. A assessoria do cinema informou que os itens citados serão avaliados pela equipe técnica para que as providências necessárias sejam tomadas.

Metrô Tatuapé Cinemark
Inauguração: 29 de outubro de 1997. Salas: 8. Projeção: 35 mm, digital e 3D. Som: Dolby digital.
As salas deste complexo estão um pouco obsoletas em relação a outros cinemas mais novos da rede: os espaços não são modernos e a tela é pequena para o tamanho do local. As projeções tiveram falhas, apesar da boa acústica. Os banheiros também deixaram a desejar: não tinham papel e cheiravam mal, apesar de aparentemente limpos. A assessoria do cinema informou que os itens citados serão avaliados pela equipe técnica para que providências sejam tomadas.

Mooca Shopping Cinemark
Inauguração: 21 de novembro de 2011. Salas: 6. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
Praticamente impecável, o Cinemark do Mooca Shopping só perdeu pontos na sala em temperatura glacial e no som que, de tão alto, incomodava nas frequências mais agudas. Vale notar que os totens de autoatendimento são tão fartos e eficazes que formaram filas enquanto as bilheterias ficavam às moscas.

Multimovie Itaim Paulista
Inauguração: maio de 2006. Salas: 2. Projeção: 35 mm. Som: Dolby estéreo.
No bairro ao extremo da zona leste, duas salas de cinema estão instaladas em um pequeno complexo comercial. Não há espaço para cadeirantes em nenhuma delas, e as poltronas estão, algumas, rasgadas e, no dia da visita do "Guia(22/1), com latas de refrigerante e pipocas sobre o assento. Não havia, tampouco, bilheteiro ou atendimento na bonbonnière; a sala 1 tinha uma das pastilhas que compunham o teto descolada, fornecendo uma fonte desnecessária de luz. Apesar dos problemas que o cinema apresenta, o preço da pipoca, do refrigerante e do ingresso são bastante em conta. A assessoria do cinema afirmou que, em relação ao buraco na sala, foi realizada uma manutenção e o problema já foi solucionado. Em relação às poltronas, elas serão trocadas em breve. A respeito do funcionário, diz que já foram tomadas as devidas providências.

Penha Moviecom
Inauguração: 17 de outubro de 2001. Salas: 6. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
O complexo possui diversas salas pequenas (apenas uma com mais de 300 lugares) e aconchegantes.
A acústica foi um ponto vulnerável na visita do "Guia": no começo da projeção, o som oscilava entre muito alto e mais baixo. A projeção, no entanto, não apresentou problemas. A bonbonnière é pequena e tem poucos caixas. A assessoria do cinema informou que a oscilação do som foi um problema pontual e que o tamanho da bonbonnière foi projetada levando em conta o tamanho do cinema.

Zona Oeste

Butantã Playarte
Inauguração: 20 de junho de 1994. Salas: 3. Projeção: 35 mm. Som: Dolby digital.
As poucas salas não priorizam estreias, e os filmes costumam ser dublados. Na visita do "Guia(29/1), a bilheteria não aceitava cartões e estava sem funcionário -a mesma pessoa se alternava entre vender ingressos e recolhê-los na entrada das salas.
Não houve problemas com a imagem e com o som dos filmes, nem com a limpeza das salas. A sinalização, porém, era dificultada pela escuridão. Sem reclinação, as poltronas são rígidas, à moda antiga.

Cidade Jardim Cinemark
Inauguração: 7 de junho de 2008 . Salas: 7. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital.
O complexo fica no luxuoso shopping Cidade Jardim. Além das salas convencionais, conta com as chamadas Prime, que possuem poltronas com assentos reclináveis ao toque de um botão. O preço do ingresso chega a custar R$ 53. No dia da visita (27/1), a projeção teve oscilação no foco das legendas. A bonbonnière que atende o público das salas convencionais também conta com itens diferenciados, como soda italiana (R$ 4,50). A programação mescla alguns filmes alternativos e sucessos comerciais.

Cine Sabesp
Inauguração: 4 de setembro de 1996. Salas: única. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital.
Localizado em Pinheiros, o cinema de rua -um caso raro na cidade- é charmoso e discreto. Atributos que, infelizmente, não se mantêm da porta da sala para dentro. A tela é pequena, escura, com "dentes(falhas que se assemelham a mordidas) em ambas as laterais. Além disso, a projeção sofre com tremores.
O som é audível, embora pudesse estar em volume mais alto. Na noite da visita (26/1), a sala não cheirava bem. Segundo a assessoria do cinema, a tela tem a largura da sala e está em perfeito estado.
A administração informou que faz higienização na sala todo mês.

Cinusp
Inauguração: 10 de outubro de 1993. Salas: única. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital.
Dentro da Cidade Universitária, esta pequena sala é frequentada principalmente por alunos da USP, mas também atrai cinéfilos interessados em títulos dificilmente exibidos em outros cinemas da cidade. Com clima de cineclube e entrada gratuita, tem um ambiente despojado, sem cafeteria ou sala de espera. O que vale ali é a programação, que frequentemente traz filmes raros. Também dá espaço para festivais de filmes universitários e debates.

Eldorado Cinemark
Inauguração: 8 de dezembro de 2006. Salas: 9. Projeção: Digital e 3D. Som: Dolby digital.
Com espaço amplo, o cinema do shopping Eldorado oferece bastante conforto para quem está na sala de espera, que conta com sofás e mesas aconchegantes. A programação é basicamente composta de blockbusters. Há duas bonbonnières, uma só acessível para quem está prestes a entrar na sessão. Ambas oferecem pipocas e refrigerantes, com um cardápio comum da rede, sem diferenciais.

Espaço Itaú de Cinema - Pompeia
Inauguração: 29 de maio de 2008. Salas: 10. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby SRD e digital.
Muito movimentado, o cinema está quase sempre lotado, mas a bilheteria conta com funcionários para atender a demanda e controlar as filas. A qualidade da imagem e do som é boa. Além da sala Imax, primeira a ser inaugurada em São Paulo, a sala 10 difere de todas as outras -pequena e mais confortável- e não tem diferença no preço do ingresso. O cinema destaca-se pela programação que mescla filmes alternativos e blockbusters na medida. Leia mais à página 10.

Iguatemi Cinemark
Inauguração: 21 de outubro de 2005. Salas: 6. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
Com foco em filmes blockbusters, as salas do Iguatemi Cinemark são bastante confortáveis, com poltronas de couro no formato "stadium", além da projeção sem falhas. Os ambientes são limpos, bem decorados e instalados num local que se distancia do burburinho do shopping. No dia da visita da sala 2 (17/1), o alarme de incêndio foi disparado por engano durante a projeção.

Kinoplex Itaim
Inauguração: 31 de julho de 2003. Salas: 6. Projeção: 35 mm e 3D. Som: THX e Dolby digital.
O organizado cinema localizado em uma espécie de shopping a céu aberto é limpo e confortável.
A maior sala (6) possui a tecnologia THX, que faz do som uma ótima experiência. Duas bonbonnières sem diferenciais no cardápio também compõem o espaço, embora, assim como a bilheteria, acumulem filas que podem incomodar aos fins de semana.

Kinoplex Vila Olímpia
Inauguração: 4 de junho de 2010. Salas: 7. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
Com atendimento cordial, o cinema prioriza os filmes blockbuster, com salas bastante confortáveis e em estado muito conservado. As projeções digitais têm ótima imagem e estabilidade. Há espaço confortável no lounge, com cardápio diferenciado no café das salas especiais. As poltronas das salas Platinum são aconchegantes, espaçosas, reclinam e têm apoios para os pés e mesas retráteis. Mas, para quem se senta nas laterais, a visão é um pouco prejudicada pelo corrimão da escadaria. Leia mais à página 10.

Lapa Centerplex
Inauguração: março de 1999. Salas: 3. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
Os blockbusters dominam a programação do cinema, que conta com poltronas confortáveis e ingressos a R$ 4 nas sessões das 15h. Por outro lado, o complexo deixa a desejar no quesito limpeza (a sala 1 estava suja no dia da visita [28/1]) e houve vazamento de luz, já que o vaivém de funcionários pelas salas atrapalhava a concentração no filme por causa da forte luz vinda de fora. A assessoria do cinema informou que, com relação à limpeza, foi um problema pontual e que os procedimentos de higiene já foram reforçados e, quanto ao vazamento de luz, os colaboradores já foram orientados quanto ao acesso às salas durante a exibição dos filmes.

Lumière Playarte
Inauguração: 10 de janeiro de 1995. Salas: 2. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital e analógico.
Apesar de pequeno, o cinema de rua leva às suas duas salas programação variada, com destaque para cinema de arte e produções europeias. O local é limpo, sem muito requinte e de atendimento satisfatório. As salas são bem conservadas e confortáveis, mas, no dia da visita (13/1), houve pequenas falhas na projeção: a imagem da sala 1 estava um pouco escura, e a da sala 2 estremeceu em alguns momentos. Além disso, o som do hall vaza na sala 1 e o ar-condicionado pode ser ouvido nos momentos de silêncio da sala 2. A assessoria do cinema informou que, até o momento, não havia detectado qualquer problema nesse sentido, mas vai colocar uma equipe técnica para checar a questão e avaliar o que pode ser melhorado na questão de projeção e acústica.

Raposo Shopping Cinemark
Inauguração: 11 de novembro de 2011 . Salas: 7. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital.
Com preço em conta nos ingressos e nos produtos oferecidos na bonbonnière, o cinema tem programação que privilegia blockbusters dublados.
Com pouco mais de um ano de existência, as poltronas desse complexo são confortáveis, espaçosas e reclináveis. Nos dias da visita do "Guia(26 e 29/1), as salas estavam limpas. Houve um porém: só havia uma pessoa no caixa nas sessões noturnas.

Villa-Lobos Cinemark
Inauguração: 20 de abril de 2000. Salas: 7. Projeção: 35 mm, digital e 3D. Som: Dolby digital.
Bem equipado e limpo, o cinema perde pontos por alguns detalhes, como uma sala em que a luz da saída de emergência estava desligada. As salas menores não possuem as poltronas posicionadas como arquibancadas, o que causa algum estranhamento no início, mas não chega a comprometer o programa. Em uma das sessões que o "Guiaestava presente, a luz lateral, que causa reflexos na tela, só foi apagada após 20 minutos do começo do filme.
A programação dá destaque a blockbusters, mas alguns filmes cults conseguem eventualmente espaço nas salas menores. A assessoria do cinema informou que os itens citados serão avaliados pela equipe técnica para que as providências necessárias sejam tomadas.

West Plaza Playarte
Inauguração: novembro de 2001. Salas: 2. Projeção: 35 mm. Som: Dolby digital.
Com a programação voltada para o espectador que gosta de blockbusters, tanto os nacionais quanto os hollywoodianos, o cinema tem como ponto alto o conforto das poltronas, além de bons espaços entre uma fileira e outra. Em compensação, peca na higiene das salas e banheiros, assim como no quesito vazamento de som: no dia da visita (25/1), havia muito barulho vindo da sala ao lado e de pessoas conversando no hall. A assessoria do cinema informou que a situação foi informada ao gerente de operações do local e que ele está tomando todas as medidas cabíveis. Além disso, o cinema vai colocar uma equipe técnica para checar a questão e avaliar o que pode ser melhorado na acústica.

Zona Norte

Center Norte Cinemark
Inauguração: 21 de maio de 2004. Salas: 5. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
O local recebe os frequentadores com uma ampla sala de espera equipada com mesas e cadeiras. Na entrada das salas, uma funcionária estava mal-humorada no dia da visita do "Guia(27/1), diferentemente do resto da equipe, que mais tarde se esforçou para ajudar uma mulher idosa a recuperar uma sacola esquecida em uma sessão. Os assentos são confortáveis, mas reclinam em excesso e comprometem o ângulo de visão da tela. Os banheiros estavam limpos, mas alguns secadores de mão não funcionavam. Em cartaz, muitos blockbusters e poucos filmes de apelo mais artístico, procurados principalmente pelo público mais maduro.

Santana Parque Shopping UCI
Inauguração: 11 de julho de 2008. Salas: 8. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital/EX.
Inaugurado em 2008, o cinema dá sinais de cansaço. Em um começo de noite de feriado, as filas para entrar nas salas se confundiam com as da bonbonnière, onde havia poucos funcionários disponíveis. Havia uma poça do que parecia ser gordura bem em frente a um dos caixas. As poltronas têm encosto baixo, o que gera desconforto para pessoas altas. A programação é marcada por filmes populares de ação, comédia e animação.
O aperto do lado de fora poderia ser resolvido com uma melhor ocupação do espaço: o cinema é atualmente a única loja de seu andar, também ocupado por diversos pôsteres e brinquedos eletrônicos desativados.

Shopping D Cinemark
Inauguração: 23 de fevereiro de 2001. Salas: 10. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
Os assentos são confortáveis, as instalações limpas e o atendimento é cordial. O cinema é dedicado principalmente aos blockbusters -quase todos em versão dublada. A imagem estava sem foco em diversos momentos, com perda de informações quando havia muitos detalhes. A primeira vez do visitante pode ser um pouco confusa, já que a bilheteria fica separada por dois andares das salas de cinema.
A assessoria do cinema informou que os itens citados serão avaliados pela equipe técnica para que as providências necessárias sejam tomadas.

Zona Sul

Boavista Moviecom
Inauguração: maio de 2005. Salas: 5. Projeção: 35 mm e 3D. Som: digital.
Em um andar diferente das salas de projeção, a bilheteria fica no saguão do pequeno shopping Boa Vista e conta com totens de autoatendimento para aliviar as filas. A programação é regida pelos sucessos comerciais. A sala 5 não tem um espaço confortável entre as poltronas, e o lugar destinado aos cadeirantes, situado na primeira fileira, é muito próximo à tela. Não há bebedouros na sala de espera, mas uma funcionária solícita ofereceu água filtrada na bonbonnière.

Cine Segall
Inauguração: 1973. Salas: única. Projeção: 35 mm. Som: Dolby analógico.
Os diferenciais desta sala são a programação e a localização. O Cine Segall não exibe, em geral, blockbusters. Para dar opção ao público, agenda dois filmes diferentes por dia. A sala fica dentro de um museu.
O imóvel foi a residência do artista plástico Lasar Segall e tem arquitetura moderna e jardins agradáveis, além de abrigar permanentemente exposições. A sala tem o aspecto de antigo cineclube, mas fica devendo em conforto: tem um leve cheiro de mofo, chão que estala com os passos da plateia, cadeiras simples, de auditório. A imagem contém pequenos problemas de foco e de contraste. A assessoria do cinema informou que a direção do museu está ciente desses fatos e está encaminhando-os para uma solução. O museu, nos dois últimos anos, aprovou um projeto de reforma para o Cine Segall na Lei Rouanet, mas não encontrou empresas interessadas em sua execução.

Cinemateca Brasileira
Inauguração: 5 de novembro de 1997. Salas: 2. Projeção: 16 mm e 35 mm. Som: Dolby digital.
O local é para quem gosta de ver filmes raros, clássicos e acompanhar a programação das mostras. Na sala Petrobras, porém, o barulho alto do projetor atrapalhou a sessão, além de o som ter ficado muito alto. Para quem costuma emendar um longa ao outro, um problema: a cafeteria está em reformas. O jeitinho que eles deram foi deixar à disposição do público garrafas com café e chá. A assessoria do cinema informou que a previsão de reabertura da cafeteria é para o final do primeiro semestre. Quanto a projeção, afirma que os filmes são projetados obedecendo padrões de som e imagem.

Cinépolis JK Iguatemi
Inauguração: 29 de junho de 2012. Salas: 8. Projeção: digital, 3D e Imax. Som: Dolby digital/Imax.
Inaugurado em 2012, este cinema é dedicado ao conforto. Das oito salas, seis são VIPs. Das outras duas salas, uma conta com a tecnologia Imax e a outra é 4D, que pode gerar 20 efeitos e sensações durante a exibição que não os gerados pelo próprio filme. Os preços são caros, com sessões que chegam a custar R$ 68. Leia mais à página 11.

Cinépolis Largo 13
Inauguração: 12 de novembro de 2010. Salas: 8. Projeção: 35 mm, digital e 3D. Som: Dolby digital.
As projeções são irregulares. Com programação focada em blockbusters, algumas salas exibem imagens nítidas e outras mostram falhas, como falta de luz e estabilidade. Também há diferença nas temperaturas da sala, que chegam a ser bem frias. O atendimento dos funcionários é um pouco confuso. No dia da visita (20/1), o cinema demorou para abrir e não foi exibida a primeira sessão. Segundo um funcionário, o atraso se deveu a um "problema técnico", mas não foi colocado nenhum aviso aos clientes.

Interlagos Cinemark
Inauguração: 10 de julho de 1998. Salas: 10. Projeção: 35 mm, digital e 3D. Som: Dolby digital.
Para chegar até a sala é um tormento: sem lugar marcado, o público começa a formar uma série de filas (desorganizadas) muito antes do início da sessão.
Na visita ao banheiro do complexo, foi encontrado um grande acúmulo de papel higiênico na lixeira.
Não há aviso luminoso nas saídas de emergência e, no caso da sala menor (10), a primeira fileira fica próxima à tela, que é muito alta em comparação às outras. O espaço dedica parte da programação a cópias dubladas. A assessoria do cinema informou que os itens citados serão avaliados pela equipe técnica para que as providências sejam tomadas.

Jardim Sul UCI
Inauguração: 26 de novembro de 1999. Salas: 11. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital/EX.
O número de salas (11) possibilita uma grande oferta de filmes, apesar de a programação ser basicamente focada nos blockbusters. Não há muito espaço para esperar no hall, o que obriga os visitantes a permanecer no shopping. Apesar de não reclináveis, as poltronas são envolvidas por uma espécie de couro sintético com bom espaçamento entre uma fila e outra, além de serem confortáveis. Na última fileira, os assentos possuem braço móvel.

Market Place Cinemark
Inauguração: 22 de setembro de 2000. Salas: 8. Projeção: 35 mm, digital e 3D. Som: Dolby digital.
As salas são confortáveis, com boa sinalização e, nos dias em que o "Guiavisitou o cinema (18 e 22/1), a projeção não apresentou nenhum problema. A programação é restrita a filmes comerciais, não há opções alternativas ao circuito. A compra de ingressos nas bilheterias foi muito demorada. Houve espera na fila de mais de 15 minutos. Além disso, o serviço na bonbonnière estava desorganizado, com filas se misturando e espera de mais de dez minutos para comprar uma pipoca. A assessoria do cinema informou que os itens citados serão avaliados pela equipe técnica para que as providências necessárias sejam tomadas.

Metrô Santa Cruz Cinemark
Inauguração: 7 de dezembro de 2001. Salas: 11. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
A programação do local privilegia os blockbusters. A entrada das salas é dividida da bonbonnière por um grande hall, onde foram colocadas algumas mesas para a espera do início da sessão. Nos dias da visita (18 e 22/1), a projeção estava regular e nítida, mas houve oscilações nas legendas, que apareciam cortadas na parte de baixo. O volume dos diálogos é adequado, porém ocorre vazamento de som: é possível ouvir conversas vindas do corredor. Muitos assentos estavam danificados e com encosto para os braços quebrados. O espaço é apertado entre as fileiras. A assessoria do cinema informou que os itens citados serão avaliados pela equipe técnica para que as providências necessárias sejam tomadas.

Plaza Sul Playarte
Inauguração: 4 de maio de 2007. Salas: 6. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
Neste cinema composto de seis salas (com mais de mil lugares no total), há 22 bancos para esperar o início do filme no hall. A sessão começou no horário e a projeção não apresentou problemas. Não havia praticamente a opção de compra em totens (só existe uma máquina escondida, exclusiva para cartões Itaucard), as bilheterias não tinham fila no dia da visita (19/1), mas ficam no andar de baixo do cinema, perto de outros comércios, o que provoca filas em dias de grande movimento. Não há banheiro dentro da sala, mas os de fora são grandes e estavam limpos. O cinema tem programação centrada em blockbusters.

Shopping Campo Limpo
Inauguração: 1973. Salas: 5. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby.
Trata-se de um típico cinema de shopping e uma das únicas alternativas cinéfilas da região do Campo Limpo. Nem a bilheteria nem a bonbonnière aceitam cartões -tanto de débito quanto de crédito. No dia da visita (8/2), deu para ouvir bem o barulho do ar-condicionado na sala 1. A programação aposta no circuito comercial, sem filmes cult, e mira o público infantil. Na visita, estavam em cartaz filmes como "Tainá 3 - A Origem" a "Monstro S.A.", em uma boa exibição em 3D.

SP Market Cinemark
Inauguração: 27 de março de 1998. Salas: 11. Projeção: 35 mm, digital e 3D. Som: Dolby digital.
O ponto positivo da sala visitada é o excelente espaço entre as cadeiras; os funcionários foram gentis, a sessão começou no horário e a projeção não apresentou problemas, embora um comercial e um trailer estivessem fora de foco. Deixaram a desejar o lamentável estado do pequeno banheiro que, após a sessão, estava sujo, com um mictório entupido e dejetos sobre a pia. Não há banheiros dentro da sala de projeção, de modo que os do saguão ficam superlotados. A bonbonnière tinha filas, os letreiros informativos dos produtos estavam apagados e, num guichê de compra de ingressos, uma goteira premiava os clientes na hora da compra. Nos totens de compra de ingresso também havia filas, porque, das cinco máquinas, apenas duas estavam funcionando. A assessoria do cinema informou que os itens citados serão avaliados pela equipe técnica para que as providências sejam tomadas.

Classificação indicativa

O artigo 255 do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece pena de multa e até o fechamento por 15 dias do estabelecimento que exibir um filme classificado como inadequado às crianças ou adolescentes admitidos no cinema.
O Ministério da Justiça estabelece que cabe aos pais ou responsáveis autorizar o acesso de seus filhos (acompanhados por eles ou por terceiros autorizados) em espetáculo cuja classificação indicativa seja superior à sua faixa etária. Essa autorização só é possível para obras com classificação inferior a 18 anos.
Em resumo, a responsabilidade de respeitar a lei é do exibidor. A faculdade de autorizar é dos pais.

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