Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 6 A 12 DE AGOSTO DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

MOSTRA 4 ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso

Evento traz raridades do Instituto Sueco de Cinema

Cássio Starling Carlos

Silencioso, mudo e até de surdo já o chamaram. Independente do nome, o fato é que os filmes feitos antes do som vêm atraindo todo mês de agosto um público cada vez maior para o mais sofisticado e provavelmente melhor evento de cinema realizado na cidade, a Jornada Brasileira de Cinema Silencioso.

Em sua 4ª edição, de hoje até o dia 15, a mostra traz para os espaços da Cinemateca um belo conjunto de produções resgatadas do esquecimento. Neste ano, nomes de estrelas como Asta Nielsen, Greta Garbo, Mary Pickford e Douglas Fairbanks se misturam aos de realizadores míticos: Mauritz Stiller, Victor Sjöström, Frank Borzage e Raoul Walsh.

Muitas sessões contam com o atrativo extra de acompanhamento musical com curadoria de Livio Tragtenberg e executado por um timaço de instrumentistas.

Além de dezenas de tesouros oriundos do Instituto Sueco de Cinema e do Festival de Pordenone, na Itália, a Jornada exibe "Wara Wara", uma raríssima ficção boliviana de 1930, e três produções do cinema paulista dos anos 1920 que têm o trem como tema.

Como esquecimento aqui é palavra abolida, o evento festeja os 80 anos da Cinédia, estúdio de cinema pioneiro no Brasil, com a exibição de "Lábios sem Beijos", de Humberto Mauro.

Não recomendado para menores de 14 anos.

Capa

Vai uma ruiva?

Especial reúne bares que servem cervejas avermelhadas

Rock dos 80

Lulu Santos, Lobão e Nando Reis fazem shows nesta semana

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.