Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 7 A 13 DE AGOSTO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Mostras

3 ª JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO

HOJE, DIA 7

Sala Cinemateca - Sala BNDES

PROGRAMA 1 Serão exibidos "A Expedição Brasileira de 1916", de Dan Fuller, "Cadtastrophe", de Dan Fuller, "Rituais e Festas Borôro", de Thomaz Reis, "A Comuna", de Armand Guerra, e "Imagens Francesas de Sieurin", de Sieurins Franska Bilder, com acompanhamento de Felipe Julian, Carlinhos Antunes e Simone Sou. Não recomendado para menores de 14 anos. 20h30.

AMANHÃ, DIA 8

Sala Cinemateca - Sala BNDES

74 FILMES DOS IRMÃOS LUMIâRE França, 58 min. Não recomendado para menores de 14 anos. A sessão terá acompanhamento de Leo Cavalcanti. 19h.

DE VOLTA À TERRA DE DEUS Back to God's Country. Canadá, 1919. Direção: David Hartford. 74 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Dolores e o pai vivem no campo. Mas a harmonia é interrompida após um malfeitor matar o pai da moça. A sessão terá o acompanhamento de Antonio Eduardo. Também será exibido "Imagens da Tunísia". 21h.

Sala Cinemateca - Sala Petrobras

MALDONE França, 1928. Direção: Jean Grémillon. 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Olivier é um carreteiro que um dia se apaixona por uma cigana. Mas a notícia da morte de seu irmão o obriga a voltar para casa e cuidar da propriedade rural que abandonara. Também será exibido "O Dia de uma Muçulmana". 19h30.

PROGRAMA 2 Serão exibidos "A Abissínia nos Tempos de Menelik", de Charles Martel, "A Mão", de Edouard Emile Violet, e "Balaú", de Victorin Jasset. Não recomendado para menores de 14 anos. 21h30.

DOMINGO, DIA 9

Sala Cinemateca - sala BNDES

JORDI SABATÉS RECRIA SEGUNDO DE CHOMÓN França, 46 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Programa idealizado pelo compositor e pianista espanhol Jordi Sabatés, expressivo nome do jazz de seu país e que estará presente na sessão. 16h30.

NO PAIZ DAS AMAZONAS Brasil, 1922. Direção: Silvino Santos. 52 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Filme traz imagens de Manaus e dos grandes lagos do Amazonas. A sessão terá o acompanhamento de Livio Tragtenberg. 18h.

PROGRAMA 3 Serão exibidos "A Terrorista", uma produção Pathé, "Assassinato do Ministro Plehve (Grão-Duque Serge)", de Lucien Nonguet, "As Misérias da Agulha", de Raphäel Clamour, "O Velho Doqueiro", de Armand Guerra, e "Maldita Seja a Guerra!", de Alfred Machin. A sessão terá o acompanhamento de Ordinária Hit. Não recomendado para menores de 14 anos. 20h30.

Sala Cinemateca - sala Petrobras

AMANHECER China, 1933. Direção: Sun Yu. 116 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Ling Ling é forçada a abandonar sua aldeia de pescadores natal, destruída pela guerra civil, para procurar trabalho numa fábrica em Xangai, onde se torna prostituta depois de ser violentada pelo filho de seu patrão. 18h30.

PROGRAMA 1 21h.

SEGUNDA, DIA 10

Sala Cinemateca - sala BNDES

O HOMEM DO MAR L'Homme du large. França, 1925. Direção: Marcel L'Herbier. 75 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Pescador da Bretanha vive isolado com a mulher e a filha. Quando nasce seu filho, decide cuidar da educação do menino e transformá-lo num homem do mar. A sessão terá o acompanhamento de Marco Scarassatti e Nelson Pinton. Também será exibido "De Onde os Cabelos Falsos?". 19h.

O HÚSSAR DA MORTE El Húsar de la Muerte. Chile, 1925. Direção: Pedro Sienne. 65 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Após o desastre de Rancagua, em 1814, o legendário patriota Manuel Rodríguez luta pela independência do Chile contra os realistas dirigidos por Vicente San Bruno a serviço dos opressores espanhóis. A sessão terá o acompanhamento de Eric Nowinski, Paulo Rubens Costa e Marilú Figueiredo. 21h15.

Sala Cinemateca - sala Petrobras

SALAMBÔ Salammbô. França, 1925. Direção: Pierre Marodon, 113 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Mercenários, nos jardins de Cartago, festejam a vitória contra os romanos. Cansados de esperar o pagamento de seus soldos, revoltam-se. Também será exibido "A Propósito de Salambô". 18h30.

PROGRAMA 4 Serão exibidos os filmes "Viagem ao Roroimã" e "Parimã, Fronteiras do Brasil", de Thomaz Reis, e "O Rio da Dúvida". Não recomendado para menores de 14 anos. 21h30.

TERÇA, DIA 11

Sala Cinemateca - sala BNDES

A COSTUREIRINHA L'arpète. França, 1929. Direção: Donatien. 97 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Aprendiz de costureira concorda em desfilar para um americano rico, que se apaixona por ela e faz uma importante encomenda. A sessão terá o acompanhamento de Unholly Quartet. 19h.

DOCE AMARGURA Exit Smiling. EUA, 1926. Direção: Sam Taylor. 77 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Violet é a criada para todo serviço em uma companhia teatral itinerante. Seu sonho é tornar-se atriz e interpretar mulheres fatais. Mas, a cada oportunidade que surge, Violet provoca apenas gargalhadas. Sessão terá o acompanhamento de Pascoal da Conceição e convidados. Também será exibido "Aranha D'água". 21h15.

Sala Cinemateca - sala Petrobras

DE VOLTA À TERRA DE DEUS 19h30.

74 FILMES DOS IRMÃOS LUMIâRE 21h30.

QUARTA, DIA 12

Sala Cinemateca - sala BNDES

PROGRAMA 5 Serão exibidos "Millau e o Vale do Durbia", "O Carapau dos Riachos", de Eclair Scientia, "L'amblystome", de Eclair Scientia, e "O Solar do Medo", de Alfred Machin, com acompanhamento de Duo Portal. Não recomendado para menores de 14 anos. 19h.

MALDONE 21h15.

Sala Cinemateca - sala Petrobras

PROGRAMA 3 18h.

NO PAIZ DAS AMAZONAS 20h30.

QUINTA, DIA 13

Sala Cinemateca - sala BNDES

A ILHA DO AMOR L'Île d'amour. França, 1928. Direção: Berthe Dagmar e Jean Durand. 110 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Sessão terá o acompanhamento de Beto Birger e Gabriel Levy. Também será exibido "A Córsega e suas Paisagens". 18h30.

PROGRAMA 2 21h.

Sala Cinemateca - Sala Petrobras

DOCE AMARGURA 19h.

O HÚSSAR DA MORTE 21h.

Sala São Paulo

ESTUDOS SOBRE PARIS Études sur Paris.França, 1928. Direção: André Sauvage. 76 min. Não recomendado para menores de 14 anos. Documentário com imagens de Paris. Sessão terá o acompanhamento da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Cláudio Cruz. 21h.

13 º FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO DE SÃO PAULO

A Hebraica - teatro Anne Frank

HOJE, DIA 7

SER JUDEU NA FRANÇA - PARTE 1 Comme um Juif en France. EUA, 2007. Direção: Yves Jeuland. 73 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Primeira parte do documentário sobre a história da comunidade judaica francesa. 14h.

SER JUDEU NA FRANÇA - PARTE 2 Comme um Juif en France. EUA, 2007. Direção: Yves Jeuland. 112 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Segunda parte do documentário sobre a história da comunidade judaica francesa. 16h.

O FUSCA Hachipusheet. Israel, 2008. Direção: Yishai Orian. 55 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Documentário sobre o dilema do diretor, cuja mulher, grávida, insiste para que ele troque o seu Fusca por um carro maior, mais confortável e adequado para o bebê. 19h.

WILL EISNER: RETRATO DE UM ARTISTA SEQUENCIAL Will Eisner: Portrait of a Sequential Artist. EUA, 2007. Direção: Andrew D. Cooke. 96 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Documentário sobre Will Eisner, um dos mais importantes artistas de histórias em quadrinhos. 20h30.

A Hebraica - teatro Arthur Rubinstein

GESTO OBSCENO Tnuá Meguna/Foul Gesture. Israel, 2006. Direção: Tzahi Grad. Com: Gal Zaid, Keren Mor, Asher Tzarfati. 100 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Homem vai à delegacia fazer um boletim de ocorrência de um acidente de trânsito. Lá, descobre que a placa do carro que anotou pertence a um poderoso gângster e é desaconselhado pelos policiais a prosseguir com a investigação. 18h30.

A ONDA Die Welle. Alemanha, 2008. Direção: Dennis Gansel. Com: Jürgen Vogel, Frederick Lau. 107 min. Não recomendado para menores de 12 anos. História baseada em um fato real ocorrido em um colegial da Califórnia em 1967 e transposta para a Alemanha de hoje. É uma advertência sobre as raízes do fascismo. 20h30.

Cinesesc

DUAS SENHORAS Dans la Vie. França, 2007. Direção: Philippe Faucon. Com: Sabrina Ben Abdallah, Ariane Jacquot, Zohra Mouffok. 73 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Cansada dos comentários racistas que ouve diariamente, jovem enfermeira árabe resolve trabalhar como enfermeira particular de uma judia idosa. 14h30.

SHIVÁ - SETE DIAS Shivá - Les Sept JoursFrança, 2008. Direção: Shlomi e Ronit Elkabetz. Com: Ronit Elkabetz, Albert Iluz, Yael Abecassis. 103 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Em plena Guerra do Golfo, família israelense se prepara para o shivá, luto de sete dias do judaísmo. 16h30.

Livraria Cultura - Conjunto Nacional - teatro Eva Herz

ABENÇOADO O FÓSFORO: A VIDA E A MORTE DE HANNAH SENESH Blessed is the Match: the Life and Death of Hannah Senesh. EUA, 2008. Direção: Roberta Grossman. Com: Meri Roth, Marcela Nohynkova, Zdenek Kozakovic. 86 min. Não recomendado para menores de 12 anos. A história de Hannah Senesh, que fazia parte de um grupo de idealistas cujo objetivo era resgatar judeus destinados aos campos de concentração. 13h.

Pátio Higienópolis - sala 1

ACNE Acné. Uruguai/Argentina/México/Espanha/EUA, 2007. 87 min. Direção: Federico Veiroj. Com: Alejandro Tocar, Yoel Berovici, Belén Pouchan. Não recomendado para menores de 12 anos. A acne toma conta do rosto de um jovem de 13 anos que, apesar de já ter perdido a virgindade, nunca beijou uma garota. 14h e 21h.

AMANHÃ, DIA 8

A Hebraica - teatro Anne Frank

REZANDO COM LIOR Praying with Lior. Reino Unido, 2007. Direção: Ilana Trachtman. 87 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Documentário sobre Lior Liebling, que tem síndrome de Down e se prepara para o seu bar-mitzvá. Filho de pai e mãe rabinos, o garoto demonstra um entusiasmo inesgotável para as rezas e é considerado uma espécie de "gênio espiritual". 14h.

TRABALHO ÁRABE Eretz Avot/Arab Labor. Israel, 2007. Direção: Ron Ninio. Com: Salim Daw e Clara Khoury. 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Primeiro seriado israelense a retratar uma família árabe. Serão exibidos três episódios de 30 minutos. 16h.

COLEGAS DE ANNE FRANK Classmates of Anne Frank. Israel, 2008. Direção: Eyal Boers. 58 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Famoso inventor israelense renova contato com colegas de classe que ele e Anne Frank tiveram na Holanda e acaba fazendo uma descoberta surpreendente sobre a aldeia onde ele se escondeu durante a Segunda Guerra. 19h.

SESSÃO DE CURTAS 2 Serão exibidos os curtas "Terra dos Brinquedos", "Nunca Mais", "A Canção de David", "Hoje Você É uma Caneta Tinteiro". Não recomendado para menores de 12 anos. 20h30.

A Hebraica - Teatro Arthur Rubinstein

ABENÇOADO O FÓSFORO: A VIDA E A MORTE DE HANNAH SENESH 12h.

UM PRESENTE PARA STALIN Podarok Stalinu. Cazaquistão/Rússia/Polônia/Israel, 2008. Direção: Rustem Abdrashev. Com: Nurzhman Ikhtymbayev, Bakhtiar Khoja, Yekaterina Rednikova. 97 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Resgatado por um cazaque em um vagão cheio de cadáveres em 1949, menino cresce livre em um clã de pastores, mas sonha em reencontrar a família. 14h.

ACNE 16h30.

TEHILIM - O LIVRO DOS SALMOS Tehilim. Israel/França/EUA, 2007. Direção: Raphael Nadjari. Com: Michael Moshonov, Limor Goldstein, Yonathan Alster. 96 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Em Jerusalém, família judia leva uma vida normal até que o pai sofre um acidente de carro e desaparece misteriosamente. 18h30.

ESTRANHOS Zarim. Israel, 2007. Direção: Guy Nattiv e Erez Tadmor. Com: Liron Levo, Lubna Azabal e Abdallah El Akal. 85 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Um israelense e uma palestina que mora na França se conhecem no metrô de Berlim e passam a viajar juntos pela Alemanha durante as finais da Copa do Mundo de 2006. 20h30.

Cinesesc

OS FILHOS DO SOL Yaldei HaShemesh. Israel, 2007. Direção: Ran Tal. 70 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Documentário sobre o experimento de vida coletiva nos kibutzim e a geração dos pais do diretor, nascida e criada fora da estrutura da família nuclear tradicional e ensinada a colocar o bem comum acima do individualismo. 14h30.

A ONDA 16h30.

Pátio Higienópolis - sala 1

SHIVÁ - SETE DIAS 14h e 21h.

DOMINGO, DIA 9

A Hebraica - Teatro Anne Frank

MARATONA AO ALCANCE DAS MÃOS Merchak Negia. Israel, 2006. Direção: Ron Ninio. Com: Henry David, Gaya Traub, Yarden Bar-Kochba, Slava Bibergal, Tzahi Grad. 320 min. (oito episódios de 40 min.). Não recomendado para menores de 12 anos. História de amor impossível entre um homem de 24 anos, que não é religioso e trabalha como limpador de janelas e uma jovem de 17 anos de um família ortodoxa e com um casamento vantajoso sendo arranjado pelos pais. 14h, 16h e 19h.

AS CRIANÇAS DA RUA MARC AUREL The Children of Marc Aurel Street. Direção: Tova Korczyn. EUA/Áustria, 2009. 57 min. Não recomendado para menores de 12 anos. A história do austríaco Aaron Menczer, que, depois da anexação do seu país pela Alemanha em 1938, decide ajudar a salvar as crianças judias cujos pais desapareceram com a perseguição nazista e criar um refúgio para elas. 20h30.

A Hebraica - teatro Arthur Rubinstein

TEATRO ÍDICHE American Yiddish Theater. EUA, 2004. Direção: Dan Katzir. 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Documentário propõe uma incursão no divertido e fascinante mundo do teatro ídiche com a história surpreendente de Zypora Spaisman, que manteve em atividade, durante muitos anos, o mais antigo teatro do gênero dos EUA. 12h.

DUAS SENHORAS 14h.

ILHAS PERDIDAS Lim Avudim. Israel, 2008. Direção: Reshef Levy. Com: Oshri Cohen, Michael Moshonov, Shmil Ben-Ari, Yuval Scharf. 104 min. Não recomendado para menores de 12 anos. A harmonia entre dois irmãos gêmeos inseparáveis é abalada quando eles se apaixonam pela mesma garota. 16h30.

OS FILHOS DO SOL 18h30.

FILME VENCEDOR Não recomendado para menores de 12 anos. 20h30.

Cinesesc

HISTÓRIA DO CINEMA ISRAELENSE - PARTE 1 Historia Shel Hakolnoah Israeli/A History of Israeli Cinema. Israel/França, 2009. Direção: Raphael Nadjari. 104 min. Não recomendado para menores de 12 anos. A primeira parte do documentário sobre a história do cinema israelense trata dos anos entre 1933 e 1978. Começa com o movimento sionista e termina com a primeira revisão dessa história. 14h30.

HISTÓRIA DO CINEMA ISRAELENSE - PARTE 2 Historia Shel Hakolnoah Israeli/A History of Israeli Cinema. Israel/França, 2009. Direção: Raphael Nadjari. 103 min. Não recomendado para menores de 12 anos. A segunda parte do documentário, de 1978 a 2005, abrange o início da onda política até as obras mais recentes. 16h30.

Pátio Higienópolis - sala 1

PROMESSA ROMPIDA Nedodrzan Slub. Eslováquia, 2009. Direção: Jirí Chlumsk. Com: Ondrej Vetch, Ina Marojevic, Lubomir Bukovy. 129 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Longa baseado na história real de Martin Friedmann, talentoso jogador de futebol de uma cidade eslovaca obrigado a tomar decisões arriscadas para sobreviver à Segunda Guerra. 14h e 21h.

NOITÃO - EXTREMOS

HSBC - Belas Artes

HOJE, DIA 7

Serão exibidos "Veronika Decide Morrer", de Emily Young (EUA), e "Se Nada Mais Der Certo", de José Eduardo Belmonte (Brasil), além de um filme surpresa. Ao final, é servido um café da manhã. 23h45.

Capa

Cinema

Sala Cinemateca promove a 3ª edição da Jornada de Cinema Silencioso

Shows

O grupo Information Society faz única apresentação na cidade

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.