Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 08 A 14 DE JANEIRO DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

Sherlock Holmes

Pancadaria na Londres vitoriana

Rafael Balsemão

Cheias de contradições, as aventuras de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, tornaram-se uma das séries literárias mais adaptadas da história. E são nas pontas não amarradas pelo escritor que se encaixam as tantas produções cinematográficas já feitas sobre o detetive mais famoso do mundo.

Não é diferente com o novo filme de Guy Ritchie, cuja versão contemporânea da história chega aos cinemas nesta sexta (dia 8) com muita pancadaria. A história se passa em uma Londres vitoriana sombria, que está envolta em um mistério após a prisão de Lorde Blackwood, capturado por Holmes e dr. John Watson, após uma série de assassinatos violentos ligados a rituais. Em uma empreitada bem-sucedida, a dupla consegue salvar a última vítima e acaba descobrindo o criminoso.

Mas a iminente morte de Blackwood, por enforcamento, na verdade, não representa o seu fim. E novos mistérios surgem para serem resolvidos por um Sherlock Holmes enciumado, que se vê ainda tendo que lidar com o noivado de seu fiel aliado.

Na revisão pop de Ritchie, Watson, diferentemente de outras adaptações para o cinema, ganha força na trama, passando de mero subalterno a camarada de Holmes. Já o detetive particular aparece até sarado, sem camisa, em cena de luta que lembra "Snatch - Porcos e Diamantes" (2000) -também dirigido pelo ex-marido de Madonna. Ele ainda fuma o seu cachimbo, agora em versão estilosa, mas não diz "elementar, meu caro Watson".

Não recomendado para menores de 14 anos.

Fique de olho

Para desconstruir o pensamento de Holmes ao longo da luta, foi usada a técnica "momento a momento" da câmera de alta velocidade chamada Phantom. Ela cria um efeito de movimento ultralento, ao pegar um segundo de filmagem e esticá-lo para 40 ou 50 segundos ?Os realizadores usaram locações em Londres, em Liverpool e em Manchester para recriar a capital inglesa do final do século 19. Entre as estruturas famosas usadas pela produção estão a catedral de St. Paul e o Reform Club, um dos mais antigos e famosos clubes fechados de Londres, do qual o escritor Conan Doyle era membro

Quem é quem

Sherlock Holmes
O ator "bad boy" Robert Downey Jr. ("O Homem de Ferro") é o Sherlock Holmes de Guy Ritchie

John Watson
Jude Law, em elogiada atuação, interpreta o fiel aliado do detetive particular, o dr. John Watson

Irene Adler
Rachel McAdams faz a golpista Irene Adler, por quem Holmes sente uma reveladora atração

Lord Blackwood
Mark Strong é o vilão Lord Blackwood, que tem planos para dominar o Império Britânico

Capa

Shows

Elba Ramalho, Nana Caymmi e Leci Brandão se apresentam em unidades do Sesc

Teatro

Estreia "Estranho Casal", adaptação de Gilberto Braga como ator Carmo Dalla Vecchia

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.