Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 10 A 16 DE AGOSTO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

1ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso

Cinema mudo é o mote de mostra na Cinemateca

Sérgio Rizzo

Com o túnel do tempo montado na Cinemateca pela 1ª Jornada Brasileira do Cinema Silencioso, de hoje (10/8 ) até o próximo dia 19, o país ganha uma modalidade de festival destinada a promover e estudar o espetáculo cinematográfico em seus primórdios.

Quando os filmes ainda não tinham som, muitas salas providenciavam acompanhamento musical, ao vivo, ou gravado. Essa experiência será reconstituída com a participação de compositores como Arrigo Barnabé, André Abujamra e Wilson Sukorski, o maestro Julio Medaglia e o cineasta Carlos Reichenbach.

Na sessão de abertura, o longa "Salomé" (1923), do diretor Charles Bryant, e filmes publicitários estrelados por Greta Garbo (1921-1922) terão acompanhamento de Eunice Martins, Robyn Schulkovsky e Livio Tragtenberg (curador das atrações musicais). Amanhã (dia 11), o Duo Portal emprestará música a uma seleção de quatro curtas, entre os quais, "Diana, a Caçadora" (1916), de Charles Allen e Francis Miller.

No domingo (dia 12), Jorge Peña cuidará da trilha sonora de uma coletânea de filmes para crianças da qual fazem parte o mágico Georges Méliès, precursor da fantasia no cinema, e o comediante Max Linder, que influenciou Charles Chaplin e Buster Keaton. O restaurado documentário "Veneza Americana" (1925), que integra a seleção dedicada ao cinema pernambucano, será acompanhado por Alexmono e PI.R.

Um dos pontos altos da programação ficou para o encerramento: o clássico expressionista "O Gabinete do Dr. Caligari" (1919), de Robert Wiene, com música do grupo paulistano Patife Band.

Serviço

QUANDO: 10 a 19 de agosto
ONDE: Cinemateca Brasileira - sala BNDES e Sala Petrobras
INGRESSO: Grátis
CAPACIDADE: Sala BNDES - 210 lugares
Sala Petrobras - 105 lugares
CENSURA: livre
MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: www.cinemateca.gov.br
Capa

Dança

O norte-americano Momix apresenta coreografias marcadas por superprodução audiovisual

Shows

O cantor e compositor Gilberto Gil apresenta músicas novas e antigos sucessos

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.