Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 11 A 17 DE JULHO DE 2008

 

fale com o guia @

CINEMA

Tomás Gutiérrez Alea

Festival realiza retrospectiva de cineasta cubano

Alessandro Giannini

Personalidade de ponta na cultura cubana, o cineasta Tomás Gutiérrez Alea (1928-1996) sempre manteve a postura de revolucionário engajado, sem jamais perder de vista o espírito crítico pontual e afiado. Realizador de "Histórias da Revolução" (1959), primeiro filme de ficção do regime, Alea é um dos homenageados do 3 ºFestival Latino-Americano de São Paulo.

Da programação fazem parte oito títulos. Além do citado, será exibido também "Memórias do Subdesenvolvimento" (1968), filme fundamental na obra do cineasta por discutir a alienação da burguesia dentro do processo revolucionário.

Alea também utilizou o hu mor como ferramenta de trabalho. Comédias como "Morte de um Burocrata" (1966), uma crítica à burocracia desnecessária, são prova de que sabia usá-lo como ninguém. A comicidade está também em seus filmes-testamento, "Morango e Chocolate" (1994) e "Guantanamera" (1995), feitos em parceria com Juan Carlos Tabío.

A homenagem a Alea se completa com o lançamento do livro "Memórias do Subdesenvolvimento" (dia 11, às 20h), de Edmundo Desnoes, que inspirou o filme homônimo, e a realização de uma mesa-redonda no mesmo dia, às 19h.
Capa

Teatro

O grupo Tapa estréia sua nova montagem no teatro Imprensa

Exposições

O centenário da morte de Machado de Assis inspira mostra no Museu da Língua Portuguesa

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.