Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 12 A 18 FEVEREIRO DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Preciosa - Uma História de Esperança

Longa retrata jovem vítima de abuso

Sérgio Rizzo

Certos dramas sociais pertencem à categoria "desgraça pouca é bobagem", com protagonistas que sofrem loucamente. Ao final da via-crúcis, alguns desses filmes diminuem a aflição do espectador ao apontar para a redenção dos personagens (ou ao menos para a sua possibilidade); outros apenas registram a injustiça do mundo, sem sugerir saídas.

"Preciosa - Uma História de Esperança" já adianta, graças ao subtítulo brasileiro, que se encaixa no primeiro grupo. Não por acaso, é dedicado "a todas as "Precious' que vivem por aí" -jovens pobres que sofrem abusos domésticos. Sob o impacto do violento trauma psicológico provocado por eles, precisam enfrentar inúmeras dificuldades para tocar a vida, que costuma incluir filhos precoces.

Baseado em romance de Sapphire, "Preciosa" fez surpreendente bilheteria nos EUA para um drama com as sua características e obteve seis indicações ao Oscar: melhor filme, diretor (Lee Daniels), atriz (a estreante Gabourey Sidibe, que interpreta a mártir da história) e atriz coadjuvante (a comediante Mo'Nique, como a odiável mãe da protagonista). A tal esperança surge no fim do túnel, mas é bom saber que sofrimento pesado a antecede.

Não recomendado para menores de 14 anos.

Capa

Longe do samba

Especiais destacam shows e baladas para quem quer fugir do Carnaval

Oscar

Estreiam "A Fita Branca" e "Preciosa", filmes que concorrem ao troféu

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.