Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

Onde Vivem os Monstros

Longa mostra que o mundo não é cor de rosa

Bruno Yutaka Saito

O garoto Max é um verdadeiro monstro. Com uma fantasia de lobo, corre pela casa e espalha o terror. Desobediente, ameaça a mãe: "Olha que eu te como!". Como castigo, é mandado para a cama sem comer nada. Dentro do quarto, Max se transporta para a terra dos monstros, torna-se rei e institui a bagunça geral.

Essa é a ideia de "Onde Vivem os Monstros", livro de 1963 de Maurice Sendak, que é referência para as crianças dos EUA. Demorou 46 anos para a obra se tornar filme, e coube a Spike Jonze e ao escritor Dave Eggers a tarefa de esticar a obra de dez frases em um longa de 101 minutos.

O filme é mais recomendável para crianças maduras e adultos, já que um clima um tanto assustador percorre a trama. No longa, Max também é um monstrinho, mas porque é dessa maneira que ele se sente. No mundo hostil à sua volta, não encontra o amor que tanto necessita.

Mesmo na terra dos monstros, Max logo verá o quão difícil é conviver com as emoções díspares que fazem parte da vida em sociedade.

O filme enfatiza um tom psicológico, e não tanto o de poder da imaginação do original. O longa se arrasta em alguns momentos, e o tom moral se impõe. Ainda assim, é de admirar a coragem de atestar que o mundo não é cor de rosa. Não recomendado para menores de 10 anos.

Capa

Estreias

Enrique Diaz dirige a peça "In on It", em cartaz na Faap

Verão

Ser puxado por um papagaio gigante ou remar sobre uma prancha são opções de esportes no litoral

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.